Formação como processo de autodeterminação de professoras(es) numa perspectiva antirracista
Teacher Education as a Process of Self-Determination from an Antiracist Perspective
Abstract
O artigo em questão apresenta dados parciais de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender a prática pedagógica de professores(as) com a temática étnico-racial no projeto intitulado “Escola de todas as cores” durante o Ensino Remoto Emergencial. O presente artigo objetivou investigar as maneiras pelas quais um(a) professor(a) se forma, individual e coletivamente, para o desenvolvimento de um trabalho sistemático com a temática antirracista. Balizaram nossos estudos autores(as) que ajudam a compreender a formação e o trabalho docente na perspectiva da autodeterminação. Entre os achados da pesquisa, ressaltamos a importância da indissociabilidade da pessoalidade e da profissionalidade docente quando o tema que se está em pauta é de forte significação política e social, como é o caso do antirracismo.
Palavras-chave: Antirracismo; Lei 10.639/2003; Formação de professores(as).
Abstract
This article presents partial data from a doctoral research that sought to understand the pedagogical practice of teachers with the ethnic-racial theme in the project entitled "School of all colors" during Emergency Remote Teaching. It aimed to investigate the ways in which a teacher is formed, individually and collectively, for the development of a systematic work with the anti-racist theme. Our studies were guided by authors who help to understand teacher training and work from the perspective of self-determination. Among the findings of the research, we emphasize the importance of the inseparability of teaching personality and professionalism when the topic under discussion is of strong political and social significance, as is the case of anti-racism.
Keywords: Anti-racism; Law 10.639/2003; Teacher Education.
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