Formação como processo de autodeterminação de professoras(es) numa perspectiva antirracista

Teacher Education as a Process of Self-Determination from an Antiracist Perspective

Authors

Abstract

O artigo em questão apresenta dados parciais de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender a prática pedagógica de professores(as) com a temática étnico-racial no projeto intitulado “Escola de todas as cores” durante o Ensino Remoto Emergencial. O presente artigo objetivou investigar as maneiras pelas quais um(a) professor(a) se forma, individual e coletivamente, para o desenvolvimento de um trabalho sistemático com a temática antirracista. Balizaram nossos estudos autores(as) que ajudam a compreender a formação e o trabalho docente na perspectiva da autodeterminação. Entre os achados da pesquisa, ressaltamos a importância da indissociabilidade da pessoalidade e da profissionalidade docente quando o tema que se está em pauta é de forte significação política e social, como é o caso do antirracismo.

Palavras-chave: Antirracismo; Lei 10.639/2003; Formação de professores(as).

Abstract

This article presents partial data from a doctoral research that sought to understand the pedagogical practice of teachers with the ethnic-racial theme in the project entitled "School of all colors" during Emergency Remote Teaching. It aimed to investigate the ways in which a teacher is formed, individually and collectively, for the development of a systematic work with the anti-racist theme. Our studies were guided by authors who help to understand teacher training and work from the perspective of self-determination. Among the findings of the research, we emphasize the importance of the inseparability of teaching personality and professionalism when the topic under discussion is of strong political and social significance, as is the case of anti-racism.

Keywords: Anti-racism; Law 10.639/2003; Teacher Education.

 

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Author Biographies

Cleidiane Lemes de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em História (2014) e Pedagogia (2023), mestra em educação pela PUC Minas (2016), na área de currículo, doutora em educação também pela PUC Minas (2022), na área de formação de professores. Participa do grupo de pesquisas do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, Educação Libertadora: políticas e práticas. Possui experiência como professora de educação básica no ensino fundamental, médio e EJA, além de experiência no ensino básico técnico e tecnológico. Atualmente, é professora na Universidade do Estado de Minas Gerais.

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Educação (FaE/UFMG, 2010), Mestre em Educação (FaE/UFMG, 1997), Graduada em História (UFMG, 1987) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas, 1984). Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Humanas e integrando o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/CNPq; Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História LABEPEH/FaE/CP-UFMG (CNPq).

Leticia Mendonça Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Pedagogia (UEMG, 2005), graduação em Medicina Veterinária (UFMG, 2007), mestrado em Ciência Animal/Epidemiologia (UFMG, 2010), mestrado em Educação (UFAC, 2016) e doutorado em Educação (PUC Minas, 2022). Atualmente, é Professora Adjunta na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo também docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação desta instituição. Possui experiência como professora da Educação Básica pública e da Educação Superior (lecionando em cursos de licenciatura, programas de pós-graduação e programas especiais de formação inicial e continuada).

References

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Published

20/10/2025

How to Cite

OLIVEIRA, C. L. de; SANTOS, L. dos; RIBEIRO, L. M. L. Formação como processo de autodeterminação de professoras(es) numa perspectiva antirracista : Teacher Education as a Process of Self-Determination from an Antiracist Perspective . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10448. Acesso em: 15 dec. 2025.