Olhar crítico para outras formas de aprender: tecnologia, inteligência artificial e metodologias ativas na educação
A critical perspective on other ways of learning: technology, artificial intelligence, and active methodologies in education
Abstract
O objetivo deste artigo é evidenciar a utilização de recursos tecnológicos na educação, a fim de superar visões comuns do “tradicionalismo” de uma educação idealizada, com alunos padrão e discurso retórico. A metodologia fundou-se em um estudo qualitativo, exploratório, com pesquisa bibliográfica. Salienta-se a importância de reformular a formação inicial e continuada de professores no Brasil, com recursos e metodologias capazes de dinamizar o ensino e favorecer a motivação dos estudantes. Argumenta-se sobre a necessidade de um olhar crítico para a inteligência artificial e as metodologias ativas, para que não sejam utilizadas como modismo, mas ancoradas em fundamentos pedagógicos consistentes que promovam a aprendizagem ativa. Conclui-se pela necessidade de um debate social amplo sobre as tecnologias inseridas no cotidiano e articuladas com a educação, a fim de superar uma visão mecanicista.
Palavras-chave: Tecnologias educacionais; Inteligência artificial; Formação de professores.
Abstract
This article aims to highlight the use of technological resources in education in order to overcome common views of the “traditionalism” of an idealized model of education, characterized by standard students and rhetorical discourse. The methodology was based on a qualitative, exploratory study supported by bibliographic research. The importance of reformulating initial and continuing teacher education in Brazil is emphasized, with the adoption of resources and methodologies capable of making teaching more dynamic and fostering student motivation. The article argues for a critical perspective on artificial intelligence and active methodologies, so that they are not used as a passing trend, but grounded in consistent pedagogical principles that promote active learning. The conclusion stresses the need for a broad social debate on the integration of technologies into everyday life and their articulation with education, in order to overcome a mechanistic view of education.
Keywords: Educational technologies; Artificial intelligence; Teacher education.
Downloads
References
ALVES, Solange Maria; TEO, Carla Rosane Paz Arruda. O ativo das metodologias ativas: contribuições da teoria histórico-cultural para os processos de ensinar e aprender na educação superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698229619.
BASTOS, Celso da Cunha. Metodologias ativas. Educação & Medicina, [s. l.], fev. 2006. Disponível em: http://educacaoemedicina.blogspot.com/2006/02/metodologias-ativas.html. Acesso em: 14 jan. 2023.
BORGES, Luiz Adriano. Indivíduos e tecnologia numa sociedade hipermoderna: Byung-Chul Han. In: OLIVEIRA, Jelson (org.). Filosofia da tecnologia: seus autores e seus problemas. Volume 2. Caxias do Sul: Educs, 2022. p. 47-64.
CARVALHO, Joelma Marques. Searle e os desafios da inteligência artificial forte. Revista Reflexões, Fortaleza, ano 10, n. 18, p. 1-16, jan./jun. 2021. Disponível em: https://revistareflexoes.com.br/artigos/searle-e-os-desafios-da-inteligencia-artificial-ia-forte/. Acesso em: 3 fev. 2024.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores. Porto: Editora Porto, 2001.
DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.
FRANÇA, Adriano; FURLIN, Neiva. Educação e desigualdades durante a pandemia da COVID 19: análise da produção científica. Linguagens, Educação E Sociedade – LES, Teresina v. 27, n. 53, p. 300-326, 2023. DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3667.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. 40. reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
GABRIEL, Fábio Antônio; SILVA, Aline Oliveira Gomes da. Por uma ética da responsabilidade no uso da IA na Educação. In: FONSECA, Edimar Fonseca da; KIELT, Everton Donizetti; GABRIEL, Fábio Antônio; MORAES, João Carlos Pereira de; KRELLING, Ligia Marcelino (org.). Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação. Volume 9. Itapiranga: Shreiben, 2025. p. 95-107.
GABRIEL, Fábio Antônio; SOUZA, Antônio Carlos de. O ensino híbrido no processo de ensino e aprendizagem no contexto da pós-pandemia da covid-19. Interacções, Santarém, v. 19, n. 66, p. 1-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.25755/int.30476.
GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, Angél I. Compreender e transformar o ensino. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente de professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli; OLIVEIRA, Márcia Maria Fernandes de. O uso compulsório de plataformas digitais de aprendizagem em sala de aula na educação básica pública do Estado do Paraná – Brasil. Interacções, Santarém, v. 19, n. 64, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.25755/int.30676.
MITRE, Sandra Minardi; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; GIRARDI-DE-MENDONÇA, José Márcio; MORAIS-PINTO, Neila Maria de; MEIRELLES, Cynthia de Almeida Brandão; PINTO-PORTO, Cláudia; MOREIRA, Tânia; HOFFMANN, Leandro Marcial Amaral. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MOREIRA; Elisângela; GABRIEL, Fábio Antônio; NAVI, Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro. Perspectivas educacionais inovadoras: a abordagem das metodologias ativas de aprendizagens para a formação de professores. In: PEREIRA, Ana Lúcia; SOUZA, Antônio Carlos; BRIGIDO, Edimar; MOREIRA, Elisangela; MARTINEZ, Flávia Wegrzyn Magrinelli (org.). Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação. Volume 7. Itapiranga: Schreiben, 2023. p. 61-76.
NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Aprender a aprender. 2. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999.
OLIVEIRA, Jelson R. Moeda sem efígie: a crítica de Hans Jonas à ilusão do progresso. Curitiba: Kotter Editorial, 2023.
PARREIRA, Artur; LEHMANN, Lúcia; OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, p. 975-999, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002803115
PIMENTA, Selma Garrido. Professor: formação identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2016. p. 15-39.
ROGERS, Carl. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.
SAVIANI, Dermeval. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas: Editores Associados, 2010.
SUBTIL, Maria José Dozza. Tecnologias e meios comunicacionais na educação: a necessária reflexão sobre formação e trabalho docente. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 52, p. 402-415, set. 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640250
TSE, Terence C. M.; ESPOSITO, Mark; GOH, Danny. A era da inteligência artificial: o impacto nos negócios na educação, no lar e na sociedade. Rio de Janeiro: Wbook Editora, 2021.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS07.
VICARI, R. M. Influências das tecnologias da inteligência artificial no ensino. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 73-84, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.006.




















