Desafios para inclusão de alunos com deficiência visual na educação superior
Challenges for including students with visual impairments in higher education
Abstract
A inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior tem gerado discussões acerca da efetividade de políticas públicas para o acesso e a permanência destes nos cursos ofertados pelas universidades públicas. O objetivo foi identificar os desafios da inclusão de alunos com deficiência visual na Educação Superior. Optou-se pelo método fenomenológico, abordagem qualitativa, pesquisas descritiva, exploratória e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 16 professores de cursos do Centro de Ciências Sociais, predominando o sexo feminino, média de mais de 52 anos, formados em Pedagogia, Comunicação Social, Biblioteconomia, Direito, Ciências Sociais, História e Informática. Os desafios destacados estão relacionados à condição dos alunos, aliada à escassez de recursos e às marcas deixadas neles ao longo do seu percurso na instituição. Conclui-se que embora algumas necessidades dos alunos com deficiência visual sejam atendidas, persistem desafios substanciais que devem ser superados para alcançar uma inclusão plena e efetiva na educação superior.
Palavras-chave: Educação superior; Deficiência visual; Inclusão.
Abstract
The inclusion of students with disabilities in Higher Education has generated discussions about the effectiveness of public policies for their access and retention in courses offered by public universities. The objective was to identify the challenges of including students with visual impairments in Higher Education. We opted for the phenomenological method, qualitative approach, descriptive, exploratory and field research. Semi-structured interviews were carried out with 16 teachers from courses at the Center for Social Sciences, predominantly female, with an average of over 52 years old, trained in Pedagogy, Social Communication, Library Science, Law, Social Sciences, History and IT. The challenges highlighted are related to the condition of students, combined with the scarcity of resources and the marks left on them throughout their journey at the institution. It is concluded that although some needs of students with visual impairments are met, substantial challenges remain that must be overcome to achieve full and effective inclusion in higher education.
Keywords: Higher education; Visual impairment; Inclusion.
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