Estudos sobre as mulheres negras na Educação Física: discussões do CONBRACE/CONICE

Estudios sobre las mujeres negras a través de la Educación Física: Lo que se ha discutido en CONBRACE/CONICE

Authors

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar a produção acadêmica do campo da Educação Física com relação à questão racial no Brasil, mais propriamente sobre as mulheres negras.  Dessa forma, investigamos os trabalhos que constam nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) em suas cinco últimas edições, buscando nos Grupos de Trabalhos Temáticos Gênero e Relações Étnico-raciais, trabalhos cuja temática esteja relacionada à essa pauta. Ficou evidente o aumento de trabalhos relacionados à temática, cabendo destacar a importância da criação do GTT 13 (Relações Étnico-raciais) em 2023, e que as principais temáticas abordadas nos trabalhos estão relacionadas ao Corpo, Interseccionalidade, Identidades, Pedagogias e Resistência, demonstrando várias possibilidades de discussão dentro da EF.

Palavras-chave: Mulheres Negras; Educação Física; Gênero.

 

Resumo

Este artículo tiene como objetivo analizar la producción académica del campo de la Educación Física en relación a la cuestión racial en Brasil, más específicamente sobre las mujeres negras. Así, investigamos los trabajos que aparecen en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte (CONBRACE) y del Congreso Internacional de Ciencias del Deporte (CONICE) en sus últimas cinco ediciones, buscando en los Grupos de Trabajo Temáticos Género y Relaciones Étnico-Raciales, trabajos cuya temática se relaciona con esta agenda. Se evidenció el aumento de trabajos relacionados con la temática, y cabe destacar la importancia de la creación del GTT 13 (Relaciones Étnico-raciales) en 2023, y que los principales temas abordados en los trabajos están relacionados con el Cuerpo, la Interseccionalidad, las Identidades, las Pedagogías y la Resistencia, demostrando varias posibilidades de discusión dentro de la EF.

Palabras clave: Mujeres Negras; Educación Física; Género.

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Author Biographies

Elina Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestra em Educação pela  Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo de Estudos Feministas Lélia Gonzalez, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, interseccionalidade, relações étnicorraciais.

Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pós-Doutora pelo PPG em Educação e Ciências (FURG). Docente da área de Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFRGS) e no PPG em Educação (PPGEDU/UFRGS), na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS), do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul).

 

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da FURG. Doutora em Ciências Biológicas pela UFRGS e Pós-doutora pela Escola de Educação de Coimbra. Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

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Published

12/11/2025

How to Cite

OLIVEIRA, E. R. de; VARGAS, J. R. de; RIBEIRO, P. R. C. Estudos sobre as mulheres negras na Educação Física: discussões do CONBRACE/CONICE: Estudios sobre las mujeres negras a través de la Educación Física: Lo que se ha discutido en CONBRACE/CONICE . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10169. Acesso em: 5 dec. 2025.