Narrativas amazônicas sob a perspectiva fotográfica de Bruno Carachesti

Narraciones amazónicas desde la perspectiva fotográfica de Bruno Carachesti

Autores

Palavras-chave:

Flagrantes sociais; Imagem; Histórico cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é suscitar ao leitor/espectador narrativa própria sobre a cultura amazônica, a partir da perspectiva fotográfica de Bruno Carachesti. A metodologia adotada para a análise fotográfica deste trabalho foi o estudo realizado por Barthes (1984) e a análise semiótica e semiológica de Joly (2007) e de Perez (2016). Consequentemente, os resultados apontaram que as fotografias analisadas são exemplos de autenticidade da leitura do espaço amazônico, pela sensibilidade dos flagrantes que revelam e pela visão social que espelha e expressa cada imagem. Levando-se à inferência de que: registros fotográficos, sob o ponto de vista de quem os conhece o contexto e o histórico sociocultural, são capazes de transmitir realidades de maneira objetiva, dada a expressividade humana e de outros seres que podem capturar, além da profundidade concreta dos artefatos que pode exibir.

Palavras-chave: Flagrantes sociais; Imagem; Histórico cultural.

 

 

Resumen

El objetivo de este artículo es suscitar al lector/espectador su propia narrativa sobre la cultura amazónica, desde la perspectiva fotográfica de Bruno Carachesti. La metodología adoptada para el análisis fotográfico de este trabajo fue el estudio realizado por Barthes (1984) y el análisis semiótico y semiológico de Joly (2007) y Pérez (2016). En consecuencia, los resultados mostraron que las fotografías analizadas son ejemplos de autenticidad en la lectura del espacio amazónico, por la sensibilidad de las imágenes que revelan y la visión social que refleja y expresa cada imagen. Llevándose a inferir que: los registros fotográficos, desde el punto de vista de quienes conocen su contexto e historia sociocultural, son capaces de transmitir realidades de manera objetiva, dada la expresividad humana y de otros seres que pueden captar, además a la profundidad concreta de los artefactos que puede mostrar.

Palabras clave: Flagrancias sociales; Imagen; Historia cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Solon Rufino , UNAMA

Professora licenciada em Artes Visuais pela Universidade da Amazônia desde 2007. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes, também licenciada em Letras e Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura-PPGCLC/UNAMA. Pedagoga, especialista em psicopedagogia.

E-mail: clara.solon@hotmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-9366-003X.

Rosângela Araújo Darwich, UNAMA

Psicóloga, psicoterapeuta e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutora em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC/UFPA) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CENSUPEG), com estágio pós-doutoral na Universidade Protestante de Ciências Aplicadas de Freiburg, na Alemanha. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Poesia no Dia a Dia: Grupos Vivenciais e Resiliência”, certificado pelo CNPq, com estudos de campo presenciais e mediados pela internet.

E-mail: rosangeladarwich@yahoo.com.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-7325-9097.

Referências

ABDALLA, M. de F. B. (org.). Bourdieu e Moscovici: fronteiras, interfaces e a aproximações. Santos-SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2019.

BARTHES, R. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 255p.

CIDADE, D. M. Fotografia e construção narrativa: algumas reflexões a partir do projeto A Cara da Rua. Arco Design, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 74-84, jan. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/view/44064. Acesso em: 16.maio.2024.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. Edição padrão. São Paulo: Martins fontes, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo-SP: Atas, 2007

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 8ª ed. (atualização João Bosco Medeiros). São Paulo: Atlas, 2017.

PEREZ, C. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. 2ª ed. São Paulo: Cengage Brasil, 2016.

PEÇANHA, Érica (org.). Narrativas periféricas: entre pontes, conexões e saberes plurais. 1ª ed. São Paulo: Editora Amavisse, 2020.

SOBRINHO, Moisés Domingos. Habitus docente, sens pratique e representações sociais. In: ABDALLA, M. de F. B. (org.). Bourdieu e Moscovici: fronteiras, interfaces e a aproximações. Santos-SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2019.

Downloads

Publicado

21/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 9
  • pdf downloads: 28

Como Citar

SOLON RUFINO , A. C.; ARAÚJO DARWICH, R. Narrativas amazônicas sob a perspectiva fotográfica de Bruno Carachesti: Narraciones amazónicas desde la perspectiva fotográfica de Bruno Carachesti. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9502. Acesso em: 8 dez. 2024.