Ensinando literatura na floresta: rios, cachoeiras, praças e saraus na Educação do Campo na Amazônia

Teaching Literature in the Rain forest: rivers, waterfalls, squares and soirées in Rural Amazonian Education

Autores

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o ensino de literatura enquanto prática de vida e promoção de cidadania na Amazônia. Apresentamos procedimentos de ensino utilizados com estudantes do curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará e os resultados assim alcançados. Os estudantes foram acolhidos por rios, cachoeiras e florestas da vizinhança com suas novas leituras, avançaram para as praças em saraus e varais de poesia expondo o que leram e o que acrescentaram em termos de criação própria. Fundamentadas no paradigma pedagógico identificado como crítico, as atividades realizadas nas disciplinas demonstraram favorecer aprendizagem no sentido de mudança pessoal e social.

Palavras-chave: Literatura; Educação do Campo; Floresta Amazônica.

 

Abstract

The goal of this study is to reflect on the teaching of literature as a practice of life and promotion of citizenship in the Amazon. We present teaching procedures used with students of the Rural Education course, at the Federal University of Pará and the results thus achieved. The students were welcomed by rivers, waterfalls and forests in the neighborhood with their new readings, advanced to the squares in soirees and hung poems on clotheslines in public spaces, exposing their own literary work. Based on the pedagogical paradigm identified as critical, the activities carried out in the disciplines have been shown to favor learning in the sense of personal and social change.

Keywords: Literature; Rural Education; Amazon Rainforest.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Vieira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2014). Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2005). Professor Adjunto do Curso de Educação do Campo da Faculdade de Etnodiversidade (FACETNO), Universidade Federal do Pará (UFPa) – Campus Altamira.

E-mail: paulorvieira@ufpa.br           Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2849-0761.

Rosangela Araujo Darwich, Universidade da Amazônia

Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), Universidade Federal do Pará. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), Universidade da Amazônia (UNAMA), com estágio pós-doutoral na Universidade de Ciências Aplicadas de Freiburg, na Alemanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Poesia no Dia a Dia: Grupos Vivenciais e Resiliência.

E-mail: rosangela.darwich@unama.br        Orcid:https://orcid.org/0000-0001-7325-9097

Downloads

Publicado

31/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 262
  • pdf downloads: 161

Como Citar

VIEIRA, P. R.; ARAUJO DARWICH, R. Ensinando literatura na floresta: rios, cachoeiras, praças e saraus na Educação do Campo na Amazônia: Teaching Literature in the Rain forest: rivers, waterfalls, squares and soirées in Rural Amazonian Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4584. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)