Contradições e desafios do Programa Mais Educação em Rondônia: a ampliação da jornada escolar sob o olhar de educadores
Contradicciones y desafíos del Programa Más Educación en Rondônia: la ampliación de la jornada escolar desde la perspectiva de los educadores
Palavras-chave:
Programa Mais Educação, Jornada escolar, Educação integralResumo
O trabalho analisa a ampliação da jornada escolar em Rondônia, com foco no Programa Mais Educação. A pesquisa é qualitativa e colheu entrevistas semiestruturadas com educadores de escolas em cinco municípios da Região da Zona da Mata. Os participantes destacam a forma autoritária e improvisada como foi implantado o Programa, a ausência de planejamento e capacitação para o desenvolvimento das atividades, bem como a forma dicotômica da organização pedagógica à medida em que as disciplinas do currículo obrigatório ocorriam em um turno e as atividades dos macrocampos no contraturno. Ademais, não o consideram uma proposta com uma prática de educação integral e criticam sua natureza focalizadora. Contudo, exaltam seu caráter protetor ao manter ocupados e alimentados os alunos em situação de vulnerabilidade como forma de prevenir supostos perigos que a rua e a sociedade ofereceriam.
Palavras-chave: Programa Mais Educação; Jornada escolar; Educação integral.
Resumen
El trabajo analiza la extensión de la jornada escolar en Rondônia, centrándose en el Programa Más Educación. La investigación es cualitativa y recogió entrevistas semiestructuradas con educadores escolares de cinco municipios de la Región de la Zona da Mata. Los participantes destacan la forma autoritaria e improvisada en que se implementó el Programa, la ausencia de planificación y capacitación para el desarrollo de las actividades, así como la forma dicotómica de la organización pedagógica ya que las asignaturas del currículo obligatorio se desarrollaron en un solo turno y las actividades de los macro campos en el turno posterior. Además, no la consideran una propuesta con una práctica de educación integral y critican su carácter focalizador. Sin embargo, exaltan su carácter protector al mantener ocupados y alimentados a los estudiantes en situación de vulnerabilidad como una forma de prevenir supuestos peligros que la calle y la sociedad ofrecerían.
Palavras-chave: Programa Más Educación; Jornada escolar; Educación integral.
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