Contradições e desafios do Programa Mais Educação em Rondônia: a ampliação da jornada escolar sob o olhar de educadores

Contradicciones y desafíos del Programa Más Educación en Rondônia: la ampliación de la jornada escolar desde la perspectiva de los educadores

Autores

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, Jornada escolar, Educação integral

Resumo

O trabalho analisa a ampliação da jornada escolar em Rondônia, com foco no Programa Mais Educação. A pesquisa é qualitativa e colheu entrevistas semiestruturadas com educadores de escolas em cinco municípios da Região da Zona da Mata. Os participantes destacam a forma autoritária e improvisada como foi implantado o Programa, a ausência de planejamento e capacitação para o desenvolvimento das atividades, bem como a forma dicotômica da organização pedagógica à medida em que as disciplinas do currículo obrigatório ocorriam em um turno e as atividades dos macrocampos no contraturno. Ademais, não o consideram uma proposta com uma prática de educação integral e criticam sua natureza focalizadora. Contudo, exaltam seu caráter protetor ao manter ocupados e alimentados os alunos em situação de vulnerabilidade como forma de prevenir supostos perigos que a rua e a sociedade ofereceriam.

Palavras-chave: Programa Mais Educação; Jornada escolar; Educação integral.

 

 

Resumen

El trabajo analiza la extensión de la jornada escolar en Rondônia, centrándose en el Programa Más Educación. La investigación es cualitativa y recogió entrevistas semiestructuradas con educadores escolares de cinco municipios de la Región de la Zona da Mata. Los participantes destacan la forma autoritaria e improvisada en que se implementó el Programa, la ausencia de planificación y capacitación para el desarrollo de las actividades, así como la forma dicotómica de la organización pedagógica ya que las asignaturas del currículo obligatorio se desarrollaron en un solo turno y las actividades de los macro campos en el turno posterior. Además, no la consideran una propuesta con una práctica de educación integral y critican su carácter focalizador. Sin embargo, exaltan su carácter protector al mantener ocupados y alimentados a los estudiantes en situación de vulnerabilidad como una forma de prevenir supuestos peligros que la calle y la sociedad ofrecerían.

Palavras-chave: Programa Más Educación; Jornada escolar; Educación integral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Aparecido Dias da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduação em Pedagogia pela UNIR. Atualmente é docente efetivo do Departamento de Educação da UNIR do Campus de Rolim de Moura (DEPED/UNIR).

E-mail: paapdi@unir.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2786-9147.

Luciano Santos Magalhães, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente é técnico-administrativo do Campus da UNIR de Rolim de Moura.

E-mail: proflucianomagalhaes@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3192-3620

Referências

ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola pública e pobreza: expansão escolar e formação da escola dos pobres no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2004.

BARBOSA, John Mateus. O Programa Mais Educação e os territórios educativos: o mito das cidades educadoras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., 2013, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife: Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2013. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/JohnMateusBarbosa-ComunicacaoOral-int.pdf. Acesso em: 21 set. 2024.

BERNARDO, Elisangela da Silva; CHRISTÓVÃO, Ana Carolina. Tempo de escola e gestão democrática: o Programa Mais Educação e o IDEB em busca da qualidade da educação. Educação & Realidade, v. 41, n. 4, p. 1113-1140, out./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623660597. Acesso em: 10 dez. 2016.

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial N. 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 abr. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Territórios educativos para a educação integral. Brasília, 2014.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Escolas de tempo integral: uma idéia forte, uma experiência frágil. In: COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa; CAVALIERE, Ana Maria Villela (org.). Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002.

CAVALIERE, Ana Maria Villela. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARX, Karl. O dezoito brumário de Louis Bonaparte. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I. 27. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

MARX, Karl. Grundisse: manuscritos econômicos de 1857 – 1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MOLL, Jaqueline. Introdução. In: MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

O MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova [1932] – a reconstrução educacional no Brasil – ao povo e ao governo. Revista HISTEDBR, n. esp., p.188-204, ago. 2006.

Downloads

Publicado

03/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 19
  • pdf downloads: 10

Como Citar

SILVA, P. A. D. da; MAGALHÃES, L. S. Contradições e desafios do Programa Mais Educação em Rondônia: a ampliação da jornada escolar sob o olhar de educadores: Contradicciones y desafíos del Programa Más Educación en Rondônia: la ampliación de la jornada escolar desde la perspectiva de los educadores. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9448. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.