Jardim do ambiente escolar: instrumento da Educação Estética para desenvolvimento da Educação Ambiental

School environment garden: Aesthetic Education instrument for the development of Environmental Education

Autores

Palavras-chave:

Relação homem e natureza, Educação dos sentidos, Plantas da escola

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é analisar as dissertações, teses e artigos que apresentam a utilização dos jardins e/ou plantas do ambiente escolar a partir da Educação Estética. Esta pesquisa constitui-se como um recorte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores da UFAL, campus Arapiraca. A Educação Estética valoriza os sentidos na compreensão do autoconhecimento e do aprofundamento das relações e conexões com o mundo, sendo elementos necessários para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental crítica, emancipatória e transformadora.  Diante disso, realizamos uma revisão de literatura do tipo integrativa e observamos uma escassez de trabalhos publicados sobre a temática, também observamos, nos trabalhos analisados, que as plantas contribuem para o despertar das percepções e significados ambientais no tocante à integração homem e natureza.

Palavras-chave: Relação homem e natureza; Educação dos sentidos; Plantas da escola.

 

Abstract

Our aim in this work is to analyze the dissertations, theses and articles that present the use of gardens and/or plants in the school environment from the point of view of Aesthetic Education. This research is an excerpt from a dissertation from the Graduate Program in Teaching and Teacher Training at UFAL, Arapiraca campus. The Aesthetic Education values the senses in the understanding of self-knowledge, and the deepening of relationships and connections with the world, being necessary elements for the development of a critical, emancipatory and transformer Environmental Education. In view of this, we carried out an integrative literature review and observed a scarcity of published works on the subject. We also observed in the works analyzed that plants contribute to the awakening of environmental perceptions and meanings regarding the integration of man and nature.

Keywords: Man and nature relationship; Senses education; Plants in school.

 

 

 

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Biografia do Autor

Dayane Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Ciências Biológicas (UFAL). Mestra em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL). E-mail: dayanebarbosa40CB@gmail.com Orcid: 0000-0002-8528-350X

 

Adelmo Fernandes de Araújo , Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ensino de Ciências (UFRPE). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL). E-mail: adelmo.araujo@arapiraca.ufal.br Orcid: 0000-0002-7195-5475

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). E-mail: w.rmorais13@gmail.com Orcid: 0000-0003-2441-8789

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25/12/2024
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Como Citar

BARBOSA DE OLIVEIRA, D.; FERNANDES DE ARAÚJO , A.; RODRIGUES MORAIS, W. Jardim do ambiente escolar: instrumento da Educação Estética para desenvolvimento da Educação Ambiental: School environment garden: Aesthetic Education instrument for the development of Environmental Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9276. Acesso em: 27 dez. 2024.

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