Panorama das pesquisas relacionadas à temática inclusão no ensino de biologia: um estado do conhecimento

Overview of research on inclusion in biology education: a state of knowledge

Autores

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar de que maneira a perspectiva da inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial apresenta-se como um tema de destaque no ensino de Biologia. Para tanto, fizemos um Estado do Conhecimento cujo corpus contemplou trabalhos disponíveis no Portal de Periódicos Capes, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos anais das três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Utilizando os descritores “inclusão” e “Biologia”, abarcando o intervalo temporal de 2017 a 2023, foram analisados 34 trabalhos, sendo todos eles categorizados de acordo com o ano de publicação, a origem, o público-alvo e a temática abordada. Como resultado, verificamos o predomínio de produções voltadas a estudantes com deficiência visual, além de constatarmos uma expressiva lacuna na literatura dessa área relativa aos outros grupos que compõem o público-alvo da educação especial.

Palavras-chave: Inclusão educacional; Produção científica; Ensino de Biologia.

Abstract

This article aimed to analyze how the perspective of including students with special educational needs stands out as a prominent theme in the teaching of Biology. To this end, we conducted a State of Knowledge study whose corpus included works from the Capes Journal Portal; Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations; and the proceedings of the last three editions of the National Meeting of Biology Teaching. Using the descriptors "inclusion" and "Biology" and covering the time interval from 2017 to 2023, 34 works were analyzed and categorized according to the year of publication, origin, target audience, and the theme addressed. As a result, we found a predominance of productions aimed at students with visual impairments and identified a significant gap in the literature in this area regarding other groups that make up the target audience of special education.

Keywords: Inclusive education; Scientific production; Biology Education.

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Biografia do Autor

Bruno Rosado, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação em Ciências e Matemática (UFV). Professor na Rede Estadual de São Paulo. Tem interesse em temas relacionados com Neurociências e Educação.

Elisamara Morais , Universidade Federal de Viçosa

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, aluna do Programa de Pós Graduação Profissional em Educação em Ciências e Matemática (UFV). Tem interesse em temas relacionados com ensino de Ciências e Biologia.

Vinícius Catão, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Educação Inclusiva pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG), mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG, tendo realizado estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). Professor no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, setor de Educação Química. Tem interesse em temas relacionados ao ensino de Ciências e de Química, educação em espaços não escolares, formação inicial e continuada de professores, inclusão educacional, educação bilíngue para surdos e diversidade na Escola. 

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

ROSADO, B.; OLIVEIRA, E. M. de; CATÃO, V. Panorama das pesquisas relacionadas à temática inclusão no ensino de biologia: um estado do conhecimento: Overview of research on inclusion in biology education: a state of knowledge. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9210. Acesso em: 7 dez. 2025.