Formação docente em Educação em Ciências no contexto de estudantes surdos: análise das produções acadêmicas

Teacher training in Science Education in deaf students context: analysis of academic productions

Autores

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisamos as produções científicas sobre a educação em Ciências e os estudantes surdos, com o objetivo de identificar as tendências de pesquisa e se a formação dos professores de Ciências da Natureza estava presente. A produção dos dados foi realizada nas plataformas de busca online Portal de Periódicos CAPES, SciELO e ERIC. Identificamos cinco temáticas de pesquisas: uma relacionada aos professores. Evidenciamos a necessidade de produções sobre a promoção de formação docente em relação aos surdos, além de alguns aspectos que ela deve contemplar, tais como a compreensão do papel do intérprete educacional e sua relação com o mesmo, as estratégias que favorecem o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave: Formação Docente; Ciências da Natureza; Educação de Surdos.

 

Abstract

This paper is the result of a research developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Education - Professional Master's Degree at the Federal University of Viçosa. Through bibliographic research, we analyzed the scientific productions on Science Education and deaf students, aiming identify research trends and whether the training of Natural Science teachers was among them.   The data collection was carried out on the online search platforms Portal de Periódicos CAPES, SciELO and ERIC. We identified five research themes, one related to teachers. We highlighted the need for productions on the promotion of teacher training Science Education aimed at deaf, in addition to some aspects that it should contemplate, such as understanding the role of the educational interpreter and their relationship with him, the strategies to favor teaching and learning.

Keywords: Teacher Training; Natural Sciences; Deaf Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alves Bozzi, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada e bacharela em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2020), mestra em Educação em Ciências e Matemática pela mesma instituição (2022). Atualmente, é professora substituta no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberlândia (MG). Tem interesse em temas sobre o ensino de Química e de Ciências, formação docente, educação de surdos e inclusão educacional. E-mail: raquelbozzi@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8328-8027

Vinícius Catão, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Educação Inclusiva pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG), mestre e doutor em Educação (Ensino de Ciências) pela Faculdade de Educação da UFMG, tendo realizado estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal). Professor Associado no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, setor de Educação Química. Tem interesse em temas relacionados ao ensino de Ciências e de Química, espaços não formais de educação, formação inicial e continuada de professores, inclusão de surdos, educação bilíngue para surdos e diversidade na Escola. E-mail: vcasouza@ufv.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4591-9275

Thaís Almeida Cardoso Fernandez, Universidade Federal de Viçosa

Cursou Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (2001) e Mestrado e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (2004 e 2008) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como professora de Biologia e na coordenação pedagógica, no ensino básico, em escolas públicas (2008 a 2013). Docente do Departamento de Biologia Geral (DBG), do Setor de Educação em Ciências e Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desde 2013. Desenvolve pesquisa nas áreas de: Saberes populares e Educação em Ciências; Diversidade e Educação em Ciências; Educação de Surdos(as). E-mail: thais.fernandez@ufv.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4620-9753

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 183
  • pdf downloads: 145

Como Citar

ALVES BOZZI, R.; CATÃO, V.; ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ, T. Formação docente em Educação em Ciências no contexto de estudantes surdos: análise das produções acadêmicas: Teacher training in Science Education in deaf students context: analysis of academic productions . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5630. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)