Formação docente em Educação em Ciências no contexto de estudantes surdos: análise das produções acadêmicas
Teacher training in Science Education in deaf students context: analysis of academic productions
Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisamos as produções científicas sobre a educação em Ciências e os estudantes surdos, com o objetivo de identificar as tendências de pesquisa e se a formação dos professores de Ciências da Natureza estava presente. A produção dos dados foi realizada nas plataformas de busca online Portal de Periódicos CAPES, SciELO e ERIC. Identificamos cinco temáticas de pesquisas: uma relacionada aos professores. Evidenciamos a necessidade de produções sobre a promoção de formação docente em relação aos surdos, além de alguns aspectos que ela deve contemplar, tais como a compreensão do papel do intérprete educacional e sua relação com o mesmo, as estratégias que favorecem o ensino e a aprendizagem.
Palavras-chave: Formação Docente; Ciências da Natureza; Educação de Surdos.
Abstract
This paper is the result of a research developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Education - Professional Master's Degree at the Federal University of Viçosa. Through bibliographic research, we analyzed the scientific productions on Science Education and deaf students, aiming identify research trends and whether the training of Natural Science teachers was among them. The data collection was carried out on the online search platforms Portal de Periódicos CAPES, SciELO and ERIC. We identified five research themes, one related to teachers. We highlighted the need for productions on the promotion of teacher training Science Education aimed at deaf, in addition to some aspects that it should contemplate, such as understanding the role of the educational interpreter and their relationship with him, the strategies to favor teaching and learning.
Keywords: Teacher Training; Natural Sciences; Deaf Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 183
- pdf downloads: 145