Jovem com altas habilidades/superdotação: a intervenção do Judiciário quando o avanço ao ensino superior é negado sob o critério objetivo da faixa etária

Young people with high abilities/giftedness: the intervention of the Judiciary when advancement to higher education is denied based on the objective criteria of the age group

Autores

Palavras-chave:

Altas habilidades/Superdotação; Poder Judiciário; Faixa Etária.

Resumo

Apresentam-se, neste trabalho, as decisões judiciais mais relevantes dos tribunais de justiça da Região Sudeste que resguardam o direito do jovem com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em progredir a níveis educacionais mais avançados, quando são impedidos pela instituição de ensino em cursar o ensino superior pelo critério objetivo da faixa etária, tratando-se de ato abusivo e ilegal, contrariando o princípio constitucional do livre acesso à educação. A metodologia aplicada é qualitativa, sendo o texto elaborado por meio de pesquisas de jurisprudências extraídas dos sítios eletrônicos das justiças estaduais, além de artigos acadêmicos. A pesquisa tende a demonstrar que o Poder Judiciário vem desempenhando um papel significativo, na inclusão de estudantes com comportamento de AH/SD, no avanço educacional.

Palavras-chave: Altas habilidades/Superdotação; Poder Judiciário; Faixa Etária.

 

Abstract:

This work presents the most relevant judicial decisions from the courts of justice in the southeast region that protect the right of young people with high abilities/giftedness (HÁ/G) to progress to more advanced educational levels, when they are prevented by the educational institution from pursuing higher education due to the objective criteria of age group, being an abusive and illegal act, contradicting the constitutional principle of free access to education. The methodology applied is qualitative, developed through research into jurisprudence, extracted from the websites of state courts, in addition to academic articles. Research tends to demonstrate that the Judiciary has played an important and significant role in the inclusion of students with AH/G behavior in educational advancement.

Key-word: High abilities/Giftedness; Judicial power; Age Group.

 

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Biografia do Autor

Weber José Depieri Júnior, Unesp - Universidade Estadual de São Paulo

Graduado em Direito pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago, São José do Rio Preto/SP). Especialização em Direito e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito. Aluno Especial no Programa de Mestrado em Ensino e Processos Formativos da UNESP/IBILCE. Advogado inscrito na OAB/SP 313.408. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-5210-77066. E-mail: weberdepieri@gmail.com

Carina Alexandre Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduada em Matemática pela UNESP. Mestra em Matemática Aplicada pela UNESP. Doutora em Engenharia Elétrica pela USP. Estágio de pós-doutoramento em Altas Habilidades/Superdotação pela Purdue University/EUA. Especialização em Educação Especial e Inclusão pela UNOPAR. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde (FAMERP). CEO do Projeto de Extensão Universitária RAIS - Rede de Atendimento Integral ao Superdotado. Lider do Grupo Internacional de Estudos e pesquisa em Altas Habilidades/Superdotação. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5244-5402.

E-mail: carina.rondini@unesp.br

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Publicado

05/12/2024
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Como Citar

DEPIERI JÚNIOR, W. J.; RONDINI, C. A. Jovem com altas habilidades/superdotação: a intervenção do Judiciário quando o avanço ao ensino superior é negado sob o critério objetivo da faixa etária: Young people with high abilities/giftedness: the intervention of the Judiciary when advancement to higher education is denied based on the objective criteria of the age group. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9147. Acesso em: 26 dez. 2024.