A expansão da militarização da educação básica no Brasil: continuidades, omissões e resistências
The expansion of the militarization of basic education in Brazil: continuities, omissions and resistances
Palavras-chave:
Militarização da educação;Resumo
A militarização da educação e das escolas públicas no Brasil, iniciada nos anos de 1990, está em processo de expansão. A criação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2019, no governo de Jair Bolsonaro, colocou o modelo na agenda nacional e ampliou exponencialmente o número de escolas militarizadas. O artigo tem como objetivo caracterizar a militarização como uma dinâmica de política educacional conectada a processos políticos de escala global que ganharam força na última década. Nesse sentido, a militarização ajusta-se aos contextos e extrapola o Pecim, encerrado em 2023. Utilizando a pesquisa documental, constata-se que a militarização representa uma violação sistemática ao direito à educação, que mobiliza resistências de distintos setores em defesa da gestão democrática da educação pública.
Palavras-chave: Militarização da educação; Direito à educação; Escola cívico-militar.
Abstract
The militarization of education and of public schools in Brazil, which has begun in the 1990s, is undergoing an expansion process. The creation of the National Civic-Military School Program (Pecim) in 2019, under Jair Bolsonaro's government, has placed the model on the national agenda and has exponentially increased the number of militarized schools. The paper aims to characterize militarization as an educational policy dynamic connected to political processes on a global scale that have gained strength in the last decade. In that regard, militarization fits to contexts and goes beyond Pecim, which ended in 2023. Making use of documentary research, it has been found that militarization represents a systematic violation of the right to education, which mobilizes resistance from different sectors in defense of the democratic management of public education.
Keywords: Militarization of education; Right to education; Civic-military school
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Editora Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
ARTICULAÇÃO CONTRA O ULTRACONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO; AÇÃO EDUCATIVA; CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO; CLÍNICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC; PLATAFORMA DE DIREITOS HUMANOS – DHESCA BRASIL; PROFESSOR@S CONTRA O ESCOLA SEM PARTIDO; REDE NACIONAL DE PESQUISA SOBRE MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Relatório Paralelo sobre a situação de crescente militarização da Educação Básica, perseguição sistemática a educadores e educadoras e censura às temáticas de direitos humanos nas escolas do Brasil. 74º Período de Sessões do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas, 25 set. 2023-13 out. 2023. Disponível em: https://tbinternet.ohchr.org/_layouts/15/treatybodyexternal/Download.aspx?symbolno=INT%2FCESCR%2FCSS%2FBRA%2F55614&Lang=en. Acesso em: 29 abr. 2024.
ALVES, M. F.; TOSCHI, M. S.; FERREIRA, N. S. R. A expansão dos colégios militares em Goiás e a diferenciação na rede estadual. Retratos da Escola, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 271–288, 2018. DOI: 10.22420/rde.v12i23.865. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/865. Acesso em: 3 jun. 2024.
BRASIL. Decreto n.° 591, de 6 de julho de 1992. Atos Internacionais. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Promulgação. Brasília, DF: Presidência da República, [1992]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm. Acesso em: 29 abr. 2023.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 abr. 2024.
BRASIL. Decreto nº 9.676, de 2 de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Infraestrutura. Brasília, DF: Presidência da República, [2019a]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/. Acesso em: 29 abr. 2019.
BRASIL. Decreto nº 10.195, de 30 de dezembro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança. Brasília, DF: Presidência da República, [2019b]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/. Acesso em: 29 abr. 2019.
BRASIL. Decreto nº 10.004, de 05 de setembro de 2019. Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, DF: Presidência da República, [2019c]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/. Acesso em: 29 abr. 2019.
BRASIL. Relatório do grupo técnico de Educação, Produto 2: Relatório Final. Brasília: Comissão de Transição Governamental, 2022a.
BRASIL. Relatório Final do Gabinete de Transição Governamental. Brasília: Gabinete de Transição Governamental, 2022b.
BRASIL. Decreto n.º 11.611, de 19 de julho de 2023. Revoga o Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, que institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, DF: Presidência da República, [2023a]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11611.htm. Acesso em: 29 abr. 2024.
BRASIL. Decreto n.º 11.342, de 1º de janeiro de 2023. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Brasília, DF: Presidência da República, [2023b]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11342.htm. Acesso em: 29 abr. 2024.
BRASIL. Nota técnica n.º 60/2023/dpdi/seb/seb. Brasília: Ministério da Educação, 2023c. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2023/07/notatecnicaescolascivicomilitares-1.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.
BRASIL. Acesso à Informação n° 23546.023085/2023-37. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023d.
BROWN, Wendy. In the ruins of neoliberalism. New York: Columbia University Press, 2019.
CARTA da sociedade civil pela desmilitarização da educação e da vida. Ação educativa, São Paulo, 27 mar. 2023. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/editoriais/carta-da-sociedade-civil-pela-desmilitarizacao-da-educacao-e-da-vida/. Acesso em: 29 abr. 24.
COLETIVO RPU BRASIL. Educação, Austeridade e Discriminação. Relatório Coletivo RPU Brasil, n. 5. Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH, 2022. Disponível em: https://plataformarpu.org.br/storage/publications_documents/KhU9QfLXnsDm51eQxen6HwoggoW5l4LJPlFka4hX.pdf. Acesso em: 29 abr. 24.
COMMITTEE ON THE RIGHTS OF THE CHILD. Concluding observations on the combined second to fourth periodic reports of Brazil. United Nations, 30 october 2015. Disponível em: https://tbinternet.ohchr.org/_layouts/15/TreatyBodyExternal/Download.aspx?symbolno=CRC/C/BRA/CO/2-4&Lang=En. Acesso em: 29 abr. 2024.
COMISIÓN INTERAMERICANA DE DERECHOS HUMANOS (CIDH). Situación de derechos humanos en Brasil. Washington: OEA/CIDH, 2021. Disponível em: https://www.oas.org/es/cidh/informes/pdfs/Brasil2021-es.pdf. Acesso em: 29 abr. 24.
COMITÊ sobre os direitos da criança da ONU considera alertas da sociedade civil brasileira durante 70ª sessão. Ação Educativa, São Paulo, 25 set. 2015. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/comite-sobre-os-direitos-da-crianca-da-onu-considera-alertas-da-sociedade-civil-brasileira-durante-70o-sessao/. Acesso em: 24 abr. 2024.
CNPG; GNDH; COPEDUC. Enunciado 01/2021. Brasília: Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União; Grupo Nacional De Direitos Humanos; Comissão Permanente de Educação, 14 de abril de 2021. Disponível em: https://cnpg.org.br/images/arquivos/gndh/documentos/enunciados/2021/Enunciado_01-2021_GNDH_-_COPEDU C_-_Escolas_Cvico_Militares.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
CONSULTA pública: 82 dos 126 colégios optam pelo modelo cívico-militar para 2024. Governo do Paraná, Educação, Curitiba, 30 nov. 2023. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Consulta-publica-82-dos-126-colegios-optam-pelo-modelo-civico-militar-para-2024. Acesso em: 28 ago. 2023.
CHRISTIAN, Hérica. Senadores debatem em Plenário programa de escolas cívico-militares. Rádio Senado, Brasília, 13 jul. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/07/13/senadores-debatem-em-plenario-programa-de-escolas-civico-militares. Acesso em: 28 ago. 2023.
KRAWCZYK, Nora; ZAN, Dirce (org.). A Reforma do Ensino Médio em São Paulo: a continuidade do projeto neoliberal. Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2022. 195 p.
LIMA, Idalice Ribeiro Silva. Extremamente neoliberal e neoconservadora: a construção antidemocrática da educação no Brasil. In: LIMA, Idalice Ribeiro Silva; OLIVEIRA, Régia Cristina (org.). A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre: Editora Zouk, 2021.
MPSP; GEDUC. Parecer nos Autos nº 10309635-12.2021.8.26.0053. 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital. São Paulo: Ministério Público do Estado de São Paulo; Grupo de Atuação Especial de Educação, 2021.
MPPR. Parecer da Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI nº 6791/PR. Curitiba: Ministério Público do Paraná, 2021. Disponível em: https://juridica.mppr.mp.br/arquivos/File/AreaCivel/ADI_6791-STF_-_colegios_civico-militares_-_manifestacao_amicus.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
MPF; PRDC. Inquérito civil 1.10.000.000543/2022-49, Documento 49. Rio Branco: Ministério Público Federal; Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos, 2023. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/ac/sala-de-imprensa/docs/1007496-16.2023.4.01.3000%20-%20ACP%20-%20Colegios%20militares.pdf/view. Acesso em: 28 abr. 2024.
MPFDT; PROEDUC. Recomendação nº. 003/2022 – PROEDUC, 10 de maio de 2022. Brasília: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, 2022a. Disponível em: https://www.mpdft.mp.br/portal/images/noticias/maio_2022/Recomenda%C3%A7%C3%A3o_Escolas_C%C3%ADvico-Militares.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
MPFDT; PROEDUC. Despacho PA nº 08190.013036/19-40, 2022. Brasília: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, 2022b. Disponível em: https://www.estadao.com.br/blogs/blog/wp-content/uploads/sites/41/2022/05/despacho-revoga-notatecnica_12 0520221630.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
MUSSE, Ricardo. Governo Bolsonaro: a calamidade triunfal. In: AVRITZER, Leonardo; KERCHE, Fábio; MARONA, Marjore (org.). Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2021.
PARANÁ. Lei n.º 18590, de 13 de outubro de 2015. Definição de critérios de escolha mediante a consulta à Comunidade Escolar para designação de Diretores e Diretores Auxiliares da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná. Curitiba, PR: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, [2015]. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibirImpressao&codAto=147837. Acesso em: 28 abr. 2024.
RIBEIRO, Larissa Brito. A neutralidade incompreendida pelo Movimento Escola Sem Partido. In: LIMA, Idalice Ribeiro Silva; OLIVEIRA, Régia Cristina (org.). A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre: Editora Zouk, 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Lei n.º 10.576, de 14 de novembro de 1995. Dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino Público e dá outras providências. Porto Alegre, RS: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, [1995]. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/lei_10.576_compilado.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
SANTOS, Eduardo Junio Ferreira. Militarização das escolas públicas no Brasil: expansão, significados e tendências. 2020. 447 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11015. Acesso em: 22 abr. 2024.
SANTOS, C de Almeida; ALVES, M. F.; LACÉ, A Mello. Militarização das escolas públicas no Brasil: desmilitarizar as escolas para salvar a educação pública e a democracia. Retratos da Escola, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 13–24, 2023. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1787. Acesso em: 3 jun. 2024.
SANTOS, C. de A. .; ALVES , M. F. . Militarizar e encarcerar a Educação Básica para um projeto de nação. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 90–112, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30698. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30698. Acesso em: 3 jun. 2024.
SÃO PAULO. Projeto de lei Complementar nº 9 /2024. Institui o Programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo e dá providências correlatas. São Paulo, SP: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, [2024]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000544513. Acesso em: 22 abr. 2024.
SÃO PAULO. Lei n.º 17.359, de 31 de março de 2021. Institui a implementação do modelo de Escola Cívico-Militar - ECIM na rede pública estadual de ensino na forma em que se especifica. São Paulo, SP: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, [2021]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2021/lei-17359-31.03.2021.html. Acesso em: 22 abr. 2024.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2019.
SINHORETTO, Jacqueline. Liberdade acadêmica ameaçada: a ascensão da ultradireita no Brasil. In: LIMA, Idalice Ribeiro Silva; OLIVEIRA, Régia Cristina (org.). A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre: Editora Zouk, 2021.
STF; DPEPR. Parecer de Amicus Curiae na ADI n. 6791/PR. Brasília: Supremo Tribunal Federal; Defensoria Pública do Estado do Paraná, 2023. Disponível em: https://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqob jetoincidente=6150299. Acesso em: 28 ago. 2023.
TJRS. Ação Pública. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/de/decisao-escolas-rs.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.
TJSP; APEOESP. Direta de Inconstitucionalidade nº 2137535-05.2021.8.26.0000. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/es/escola-civico-militar.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.
XIMENES, Salomão Barros; STUCHI, Carolina Gabas & MOREIRA, Márcio Alan Menezes. A militarização das escolas públicas sob os enfoques de três direitos: constitucional, educacional e administrativo. RBPAE - v. 35, n. 3, p. 612 - 632, set./dez. 2019.
XIMENES, Salomão Barros. Teses para uma dogmática unitária e contemporânea dos direitos fundamentais. Cadernos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, p. 9, 2018. Disponível em: https://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/BibliotecaDigital/BibDigitalPeriodicos/TodosOsPeriodicos/cadernos_defensoria_publica_esp/Cad-Def-Pub-SP_n.14_1.pdf. Acesso em: abril de 2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 366
- pdf downloads: 188