Educação Intercultural Crítica e a valorização das Culturas Infantis
Educación Intercultural Crítica y valoración de las Culturas Infantiles
Palavras-chave:
Educação intercultural Crítica, Culturas Infantis, CriançasResumo
O presente artigo tematiza a relação entre a Educação Intercultural Crítica e as Culturas Infantis. O objetivo é conceituar a interculturalidade crítica e relatar sua contribuição às culturas infantis. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa ancorada nos fundamentos metodológicos de Lakatos e Marconi (2003). Como referencial teórico tem como basilar os estudos de: Sarmento (2002), Oliveira (2015), Candau (2016) e Dussel (2016). Como resultados preliminares, evidencia-se que: A educação intercultural crítica é basilar para o reconhecimento das culturas infantis na escola, uma vez que ela se apresenta como uma proposta de respeito as diferenças e uma visão contra hegemônica de cultura.
Palavras-chave: Educação Intercultural crítica; Culturas Infantis; Crianças.
Resumen
Este artículo analiza la relación entre la Educación Intercultural Crítica y las Culturas Infantiles. El objetivo es conceptualizar la interculturalidad crítica y reportar su contribución a las culturas infantiles. Metodológicamente, se trata de una investigación bibliográfica con enfoque cualitativo anclada en los fundamentos metodológicos de Lakatos y Marconi (2003). El marco teórico se basa en los estudios de: Sarmento (2002), Oliveira (2015), Candau (2016) y Dussel (2016). Como resultados preliminares, queda claro que: La educación intercultural crítica es fundamental para el reconocimiento de las culturas infantiles en la escuela, ya que se presenta como una propuesta de respeto a las diferencias y una visión contrahegemónica de la cultura.
Palabras-Clave: Educación Intercultural Crítica; Culturas Infantiles; Niños.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009.
CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.802 – 820. ISSN 0100-1574. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053143455. Acesso 08 jun 2023.
CANDAU, Vera Maria. Concepção de educação intercultural. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2014. (Documento de trabalho).
CANDAU, Vera Maria. (2011). “Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro — PUC-Rio. Brasil”. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, pp. 240 – 255, jul/dez. ISSN 1645-1384. Disponível em:
<http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf>. Acesso em 01 ago. 2023.
CORSARO, William Arnold. Sociologia da Infância. Tradução: Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DUSSEL, Enrique. Trans modernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado — Volume 31, Número 1, janeiro/Abril 2016
FERRARINI, Anabela Rute Kohlmann; QUEIROZ, Fabiana Rodrigues Oliveira.; SALGADO, Raquel Gonçalves . Infância e Escola: tempos e espaços de crianças. Educ. Real. v. 41, n. 4 Porto Alegre, 2016. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/60666. Acesso em: 08 jun 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 19º Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003.
MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo, SP: Edições Loyola,1994.
MARCONI, Marina de Andrade ; LAKATOS, Eva Maria .Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Princípios para a construção de currículos multiculturalmente orientados. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. (2015). Paulo Freire: a gênese da educação intercultural no Brasil. CRV.
SARMENTO, Manoel Jacinto . e PINTO, Manoel “As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando-o campo”. In; M. PINTO, M. J Sarmento (coord.), As Crianças: Contextos e Identidades. Braga. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1997.
SARMENTO, Manoel Jacinto.Sociologia da infância: correntes, problemáticas e controvérsias. Cadernos do Noroeste, Porto, vol. 13. 2000. p. 145 – 164.
SARMENTO, Manoel Jacinto. Imaginário e Culturas da Infância. Texto produzido para o projeto POCTI/CED/49186/2002. Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho.
SARMENTO, Manoel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, 26(91), 2005, p. 361 – 378.
SARMENTO, Manoel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 21, 2003b. Disponível em: Acesso em: 20 set. 2017.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 91
- pdf downloads: 117