Notas introdutórias à vida e obra do patrono da educação brasileira, Paulo Freire
Introductory notes to the life and work of the Brazilian education patron, Paulo Freire
Resumo
O artigo em tela trata da relevância da vida e obra de Paulo Freire, bem como da atualidade do seu pensamento. O texto apresenta os arquétipos gerais de duas das suas principais obras: “Pedagogia do oprimido” e “Pedagogia da autonomia”. A pesquisa se ateve a quatro dos muitos mundos que circunscrevem o autor: a desigualdade e violência social do Nordeste brasileiro; o “dos Brasis” dos pobres; o de uma opção socialista-cristã; e o do mundo da educação, da pesquisa e do compromisso transformador. Como metodologia, foi realizado um estado da arte com o intuito de apresentar a grandeza da obra freireana. Em seguida, realizou-se um estudo bibliográfico das duas obras mencionadas, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam que a obra do autor traz contribuições atuais para o momento histórico em que vivemos, sob a agudização da luta de classes.
Palavras-chave: Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; Pedagogia da autonomia.
Abstract
This article discusses the relevance of Paulo Freire's life and work, as well as the contemporary nature of his thought. The text presents the general archetypes from two of his main works: “Pedagogy of the Oppressed” and “Pedagogy of Autonomy”. The research focused on four of the many worlds which surround the author: the inequality and social violence of the Brazilian Northeast; the “Brazils” of the poor; the socialist-Christian option; and the world of education, research and transformative commitment. As a methodology, a state of the art was carried out in order to present the greatness of Freire's work. We then carried out a bibliographical study of the two works mentioned, from the perspective of historical-dialectical materialism. The results show that the author's work brings current contributions to the historical moment in which we live, under the aggravation of the class struggle.
Keywords: Paulo Freire; Pedagogy of the oppressed; Pedagogy of autonomy.
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