Notas introdutórias à vida e obra do patrono da educação brasileira, Paulo Freire

Introductory notes to the life and work of the Brazilian education patron, Paulo Freire

Autores

Resumo

O artigo em tela trata da relevância da vida e obra de Paulo Freire, bem como da atualidade do seu pensamento. O texto apresenta os arquétipos gerais de duas das suas principais obras: “Pedagogia do oprimido” e “Pedagogia da autonomia”. A pesquisa se ateve a quatro dos muitos mundos que circunscrevem o autor: a desigualdade e violência social do Nordeste brasileiro; o “dos Brasis” dos pobres; o de uma opção socialista-cristã; e o do mundo da educação, da pesquisa e do compromisso transformador. Como metodologia, foi realizado um estado da arte com o intuito de apresentar a grandeza da obra freireana. Em seguida, realizou-se um estudo bibliográfico das duas obras mencionadas, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético.  Os resultados apontam que a obra do autor traz contribuições atuais para o momento histórico em que vivemos, sob a agudização da luta de classes.  

Palavras-chave: Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; Pedagogia da autonomia.

 

Abstract

This article discusses the relevance of Paulo Freire's life and work, as well as the contemporary nature of his thought. The text presents the general archetypes from two of his main works: “Pedagogy of the Oppressed” and “Pedagogy of Autonomy”. The research focused on four of the many worlds which surround the author: the inequality and social violence of the Brazilian Northeast; the “Brazils” of the poor; the socialist-Christian option; and the world of education, research and transformative commitment. As a methodology, a state of the art was carried out in order to present the greatness of Freire's work. We then carried out a bibliographical study of the two works mentioned, from the perspective of historical-dialectical materialism.  The results show that the author's work brings current contributions to the historical moment in which we live, under the aggravation of the class struggle.

Keywords: Paulo Freire; Pedagogy of the oppressed; Pedagogy of autonomy.

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Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Gestão e Coordenação pedagógica escolar (FAVENI); Licenciado em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará; Pesquisador bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior junto ao PPGE-UECE; Membro do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO-UECE); Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE-UECE); Membro do Grupo de Estudos Educação Teoria e História (GEETH-UECE).

Yuri Holanda da Nóbrega, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Possui Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Piauí , Campus Parnaíba e é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Formação de Professores, pela Universidade Estadual do Ceará.

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagogo (UECE, 2012), licenciado em língua portuguesa (UFG, 2014) e em letras Libras (EFICAZ, 2022). Psicopedagogo (FALC, 2015), mestre (UFC, 2017) e doutor (UFC, 2022) em Educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), com atuação no Curso de Pedagogia. Professor de língua portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC). Tutor a Distância do Curso de Pedagogia da UECE/UAB.

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Publicado

18/08/2025

Como Citar

PAULINO, F. G. de O.; NÓBREGA, Y. H. da; MEDEIROS, J. L. . de. Notas introdutórias à vida e obra do patrono da educação brasileira, Paulo Freire: Introductory notes to the life and work of the Brazilian education patron, Paulo Freire. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8869. Acesso em: 16 dez. 2025.