Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a ideia de empoderamento das mulheres: notas críticas aos Fundamentos da Educação Ambiental
Sustainable Development Goals and the idea of women’s empowerment: Critical notes on the Fundamentals of Environmental Education
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Mulheres, Objetivos do Desenvolvimento SustentávelResumo
O artigo apresenta uma análise sobre o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que aborda a igualdade de gênero. A pesquisa foi estruturada pela técnica da Leitura Imanente de Sergio Lessa e a análise está sustentada filosoficamente na ontologia materialista. Para delimitar a pesquisa, elencaram-se os seguintes objetivos: i. Analisar historicamente os fundamentos da violência; ii. Analisar historicamente os fundamentos do trabalho não remunerado; iii. Analisar criticamente a proposta de empoderamento descrita no ODS 5. Como resultados principais, a pesquisa indicou a dificuldade de eliminar a violência no sistema capitalista contemporâneo, considerando sua função historicamente estrutural. No mesmo sentido, destaca-se que a promoção do empoderamento possui o capitalismo como barreira e sugere-se a necessidade de abordagens mais abrangentes, considerando a desigualdade de gênero e sua relação com a origem do capitalismo para alcançar a igualdade de gênero. Todas as análises, feitas a partir da Reprodução Social, dão suporte para o desenvolvimento dos Fundamentos da Educação Ambiental numa perspectiva crítica.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Mulheres; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Abstract: The article presents an analysis of the fifth Sustainable Development Goal focusing on gender equality. The research grounded in Sergio Lessa's Immanent Reading technique, and the analysis is philosophically based on the materialist ontology. To delimit the research, the following objectives were outlined: i. Historically analyze the foundations of violence; ii. Historically analyze the foundations of unpaid labor; iii. Critically analyze the empowerment proposal described in SDG 5. As the main results, the research indicated the difficulty of eliminating violence in the contemporary capitalist system, considering its historically structural function. Similarly, it is pointed out that the promotion of empowerment faces capitalism as a barrier, suggesting the need for more comprehensive approaches, considering the gender inequality and its relation to the origin of capitalism to achieve gender equality. All analyses, based on Social Reproduction, support the development of the Environmental Education Fundamentals from a critical perspective.
Key words: Environmental education; Women; Sustainable Development Goals.
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