A disciplina História na Educação Popular: discursos e representações

La historia en la educación popular: discursos y representaciones

Autores

Palavras-chave:

História; Discurso; Belém.

Resumo

Desde o início deste século, no Brasil, ganharam força as produções situadas na Didática da História, campo que se ocupa das diversas reflexões e metodologias em torno da aprendizagem histórica. Este trabalho, seguindo a linha dos esforços apresentados, buscou entender as percepções sociais acerca da disciplina História entre os discentes da Rede Emancipa em Belém, elencando as diferenças entre as experiências escolares e dentro dos cursinhos populares. Os aportes teóricos escolhidos se baseiam nos Estudos Críticos do Discurso (Dijk, 2023) em conjunto com a filosofia da linguagem (Bakhtin, 2014) para a compreensão dos discursos sobre a História acionados pelos estudantes. A metodologia se baseou na aplicação de formulários digitais, bem como na coleta das respostas às perguntas “o que é História?” e “Para quê serve  a História?” realizadas durante as aulas e escritas pelos discentes, sendo organizado um banco de dados digital dos resultados obtidos.

Palavras-chave: História; Discurso; Belém.

 

Resumen

Desde el inicio de este siglo, Brasil ha visto un aumento en la producción de Didáctica de la Historia, un campo que se ocupa de las diversas reflexiones y metodologías en torno al aprendizaje histórico. En consonancia con estos esfuerzos, este estudio buscó comprender las percepciones sociales de la asignatura de Historia entre los alumnos de la Red Emancipa de Belém, destacando las diferencias entre sus experiencias en la escuela y dentro de los cursos populares. Las contribuciones teóricas elegidas se basan en los Estudios Críticos del Discurso (Dijk, 2023) en conjunción con la filosofía del lenguaje (Bajtin, 2014). La metodología se basó en la aplicación de formularios digitales, así como en la recopilación de respuestas a las preguntas "¿Qué es la Historia?" y "¿Para qué sirve la Historia?" formuladas durante las clases y escritas por los alumnos, y se organizó una base de datos digital con los resultados.

Palabras clave: Historia; Discurso; Belen.

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Biografia do Autor

Leandro Jorge de Barros Sallea, Universidade Federal do Pará

Graduando em História (8º Semestre) pela Universidade Federal do Pará. Possui uma trajetória como professor de História em movimentos de Educação Popular na cidade de Belém do Pará, atuando na Rede Emancipa de Educação Popular e no Movimento de Educação Popular do Jurunas. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPQ no Projeto “História Social das Propriedades e Direitos de Acesso” e bolsista de Extensão da PROEX/UFPA no Projeto “Vozes da História: ouvir, contar e conhecer”. Apresenta o podcast Assunte do Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará.

Email: leandrojorgesalles@gmail.com    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6330-5384

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

JORGE DE BARROS SALLEA, L. A disciplina História na Educação Popular: discursos e representações: La historia en la educación popular: discursos y representaciones. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8747. Acesso em: 18 dez. 2024.