Sementes de resistência camponesa na territorialização da agroecologia no Vale do Jaguaribe: interfaces com a educação popular

Semillas de resistencia campesina en la territorialización de la agroecología en el Valle de Jaguaribe: interfaces con la educación popular

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Práticas educativas, Agroecologia

Resumo

Este trabalho volta-se à atuação da Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé, localizada no município de Tabuleiro do Norte, Ceará. Objetivamos discutir a territorialização da Agroecologia, a partir de projetos desenvolvidos pela escola junto a comunidades camponesas, observando as diversas práticas educativas e comunitárias realizadas nesse processo. De natureza qualitativa, esta pesquisa combina técnicas da pesquisa documental e da sistematização de experiências. Em sua atuação permeada pela Educação Popular, a EFA Jaguaribana apresenta um viés educativo-político que possibilita um diálogo horizontal, crítico, reflexivo e atravessado pela realidade e seus desafios, denúncias e anúncios, bem como contempla as diversas dimensões da Agroecologia, num processo genuíno e perseverante de territorialização da Agroecologia em uma região marcada pela hegemonia do agronegócio.

Palavras-chave: Educação Popular; Práticas Educativas; Agroecologia.

 

Resumen

Este trabajo se centra en las actividades de la Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé, ubicada en el municipio de Tabuleiro do Norte, Ceará. Pretendemos discutir la territorialización de la Agroecología, a partir de proyectos desarrollados por la escuela con comunidades campesinas, observando las diferentes prácticas educativas y comunitarias realizadas en este proceso. De carácter cualitativo, esta investigación combina técnicas provenientes de la investigación documental y la sistematización de experiencias. En sus actividades permeadas por la Educación Popular, EFA Jaguaribana presenta un sesgo educativo-político que posibilita un diálogo horizontal, crítico, reflexivo, atravesado por la realidad y sus desafíos, reclamos y anuncios, así como contemplar las diferentes dimensiones de la Agroecología, en un proceso genuino y persistente de territorialización de la Agroecología en una región marcada por la hegemonía del agronegocio.

Palabras clave: Educación Popular; Prácticas Educativas; Agroecología.

 

 

             

 

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Biografia do Autor

João Paulo Guerreiro de Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação (UFPB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE campusLimoeiro do Norte.

E-mail: joaopaulo.guerreiro@ifce.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3055-8182

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor  em Ciências  Sociais  (PUC/SP). Professor Titular  da  Universidade Federal  da  Paraíba,  atuando  no  Programa  de Pós-Graduação  em Educação  (PPGE),  linha  de  pesquisa  em  Educação  Popular  e  graduações  de  Pedagogia, História e Ciências Sociais.

E-mail:severinobsilva@uol.com.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3062-6640

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

GUERREIRO DE ALMEIDA, J. P.; BEZERRA DA SILVA, S. Sementes de resistência camponesa na territorialização da agroecologia no Vale do Jaguaribe: interfaces com a educação popular: Semillas de resistencia campesina en la territorialización de la agroecología en el Valle de Jaguaribe: interfaces con la educación popular . Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8729. Acesso em: 18 dez. 2024.