“Olha eu aqui”: nós e o teatro na educação popular com base em experiências autobiográficas na educação de jovens, adultos e idosos

"Look at me here": us and theater in popular education based on autobiographical experiences in the education of young people, adults and the elderly.

Autores

Palavras-chave:

Teatro; educação popular, EJAI

Resumo

Este artigo reflete sobre uma experiência de ensino do Teatro com sujeitos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Parte-se da noção de Educação Popular sob as dimensões estética, política e cultural, a fim de analisar narrativas (auto)biográficas de estudantes de uma turma da EJAI, de modo a potencializar as suas vozes, pensamentos e corpos para a emancipação e participação social ativa, crítica e criativa no mundo. Realizaram-se aulas práticas em formato de oficinas de Teatro, com jogos e exercícios cênicos, além da criação de um espetáculo didático em uma dimensão autobiográfica. O aporte teórico incluiu discussões sobre a Pedagogia do Teatro, a Educação Popular, a EJAI e as narrativas autobiográficas como processos de autoformação crítica, reflexiva, estética e política. Como resultados, verificou-se que as trajetórias de vida de estudantes da EJAI, estando em diferentes tempos de vida, exercem um papel importante em seus processos formativos, sendo fundamentais para a ressignificação de si, do outro e dos seus lugares no mundo.

Palavras-chave: Educação Popular de Jovens, Adultos e Idosos; Teatro; Narrativas Autobiográficas.

 

Abstract 

This article reflects on a theater teaching experience with subjects from the Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI). It starts from the notion of Popular Education under the aesthetic, political, and cultural dimensions, to analyze the (auto)biographical narratives of students in an EJAI class, to empower their voices, thoughts, and bodies for emancipation and active, critical, and creative social participation in the world. Practical classes were held in the form of theater workshops, with games and scenic exercises, as well as the creation of a didactic show in an autobiographical dimension. The theoretical framework included discussions on Theater Pedagogy, Popular Education, EJAI, and autobiographical narratives as processes of critical, reflective, aesthetic, and political self-formation. The results showed that the life trajectories of EJAI students, at different points in their lives, play an important role in their formative processes, and are fundamental for re-signifying themselves, others, and their places in the world.

Keywords: Popular Education for Young People, Adults and the Elderly; Theater; Autobiographical Narratives.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Meira Pires de Carvalho, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB) Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA). Professora Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduacao em Crítica Cultural e do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos- PPGEJA. Concentra estudos em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Teatro-Educação, Formação de professores, Pesquisas autobiográficas, estudos sobre a velhice e formação estética do educador.

Email: cmcarvalho@uneb.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6309483835902983 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7638-9302

Cilene Nascimento Canda, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP/UFBA). Pedagoga, mestre em Educação e doutora em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia, com pesquisa nas áreas de arte-educação, teatro do oprimido e educação popular. É poeta, atriz e arte-educadora. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL).

E-mail: cilenecanda@yahoo.com.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4482133479710724

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1792-079X

Emanoel Nogueira Ramos, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - SEDUC - MT

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Educação pela Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis (2013); Integra o Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si /UFMG - LapenSI. Membro do Grupo de Pesquisas Interações entre literatura e cinema: adaptação e intermidialidade, do(a) Universidade Estadual do Maranhão; Membro do grupo de pesquisas Poéticas de Ensino e Formação docente na EJA - POEEJA. Linhas de interesses de pesquisas: Educação de jovens,adultos e idosos - EJAI; Teatro-educação; Formação de professores; Teatro autobiográfico; Autobiografia; Pesquisas autobiográficas.

Email: manologueram@hotmail.com  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2309260761184315

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2426-2374

Referências

Referências

ARAPIRACA, Mary. Narrativas fazem sentidos... In: MUNIZ, Dinéa Maria Sobral; SOUZA, Emília Helena P. M. de; BELTRÃO, Lícia Maria Freire. (org.). Entre Textos, língua e Ensino. Salvador, EDUFBA, 2007. p. 15-26.

ARROYO, Miguel G. Do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BOAL, Augusto. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. 24. Reimpr. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Nós, os humanos: do mundo à vida da vida à cultura. São Paulo: Cortez, 2014.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução Zuleide Alves Cardoso Cavalcante, Denise Maria Gurgel Lavallée. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Editora Hucitec; Edições Mandacaru, 2006.

CANDA, Cilene Nascimento. Ensino de teatro: fundamentos e didática. Salvador: UFBA, Escola de Teatro; Superintendência de Educação a Distância, 2020.

FERREIRA, Dulcinéia; CAMPOS, Ana Maria de. Educação de jovens e adultos como educação popular: direito a ser conquistado. Revista Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 66-77, ago./dez.2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2003.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão científica Maria da Conceição Passegi. 2. ed. rev. e amp. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

PASSEGI, Maria da Conceição; CUNHA, Luciana Medeiros da. Narrativas autobiográficas: a imersão no processo de autoria. In: VICENTINI, Paula Perin; SOUZA, Eliseu Clementino de; PASSEGI, Maria da Conceição (orgs.). Pesquisa (Auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013. p. 29-57.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da. (orgs.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.

PITANO, Sandro de Castro. A educação problematizadora de Paulo Freire, uma Pedagogia do sujeito social. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 87-104, jan./abr. 2017.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces

metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006. p. 135-147.

Downloads

Publicado

07/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 11
  • pdf downloads: 5

Como Citar

MEIRA PIRES DE CARVALHO, C.; NASCIMENTO CANDA, C.; NOGUEIRA RAMOS, E. “Olha eu aqui”: nós e o teatro na educação popular com base em experiências autobiográficas na educação de jovens, adultos e idosos: "Look at me here": us and theater in popular education based on autobiographical experiences in the education of young people, adults and the elderly. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8681. Acesso em: 18 dez. 2024.