Adaptação do jogo de dominó nas modalidades analógica e digital como recurso de Tecnologia Assistiva a um estudante com paralisia cerebral

Adaptation of the dominoes game in analog and digital modalities as an Assistive Technology resource for a student with Cerebral Palsy

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Jogo

Resumo

O uso de jogos digitais e analógicos tem sido uma opção favorável ao acesso, participação e aprendizagem como forma lúdica de intervir com o público-alvo da Educação Especial. Para tal, objetivou-se adaptar um modelo metodológico do jogo dominó, nos modos analógico e digital, com intuito de produzir recurso de Tecnologia Assistiva a um estudante com paralisia cerebral. A coleta de dados deste estudo de caso ocorreu com a adaptação do recurso e das estratégias do jogo. A coleta e análise consideraram as filmagens e notas de campo, sobre as características e classificações motoras do participante. Concluiu-se que os modelos de adaptações do jogo de dominó nos modos analógico e digital podem ser considerados um recurso de Tecnologia Assistiva na medida em que o estudante adquiriu autonomia para sua jogabilidade e, consequentemente, sua funcionalidade, aprendizagem e independência.

Palavras-chave: Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Jogo.

 

Abstract

The use of digital and analog games represents a favorable option to provide access, participation, and learning through a playful way of intervening with the target audience of Special Education. To this end, the objective was to adapt a methodological model of the dominoes game, in analog and digital media, with the aim of producing Assistive Technology resources for a student with cerebral palsy. Data collection for this case study occurred through the adaptation of the game's resources and strategies. The collection and analysis considered the filming, field notes on the participant's characteristics, and motor classifications. It was concluded that the adaptation models of the dominoes game in analog and digital media can be considered an Assistive Technology resource, as the student acquired autonomy in their gameplay and, consequently, their functionality, learning, and independence.

Key-words: Special education; Assistive Technology; Game.

 

 

 

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Biografia do Autor

Manoel Osmar Seabra Junior, FCT/Unesp

Livre Docente na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP - Brasil.  E-mail: m.seabra@unesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8429-2180

Simone Pinto Ferreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP - Brasil. E-mail: simone.ferreira@unesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3661-8024

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10/07/2024
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Como Citar

OSMAR SEABRA JUNIOR, M.; PINTO FERREIRA, S. Adaptação do jogo de dominó nas modalidades analógica e digital como recurso de Tecnologia Assistiva a um estudante com paralisia cerebral: Adaptation of the dominoes game in analog and digital modalities as an Assistive Technology resource for a student with Cerebral Palsy. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8524. Acesso em: 21 dez. 2024.