Elaboração, avaliação e validação de um recurso de Tecnologia Assistiva a um estudante com Transtorno do Espectro Autista

Development, evaluation, and validation of an Assistive Technology resource the a student with Autism Spectrum Disorder

Autores

  • Manoel Osmar Seabra Junior seabrajr.unesp@gmail.com
    FCT/Unesp
  • Simone Pinto Ferreira simone.ferreira@unesp.br
    Universidade Estadual Paulista (Unesp) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) https://orcid.org/0000-0003-3661-8024
  • Micheline Cardoso Pereira micheline.c.pereira@unesp.br
    Universidade Estadual Paulista (Unesp) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Resumo

O uso de recursos de Tecnologia Assistiva visa dar acessibilidade, equidade, autonomia e independência ao usuário, consequentemente, promover a inclusão, tanto na educação, quanto nas atividades da vida diária. Nesse sentido, objetivou-se: Elaborar, avaliar e validar, de forma colaborativa, um recurso pedagógico para ser concebido como um recurso de Tecnologia Assistiva a um estudante com Transtorno do Espectro Autista. Foram utilizados critérios para elaboração e análise de um recurso de Tecnologia Assistiva mediante protocolos da literatura. O recurso elaborado foi uma prancha de Comunicação Aumentativa Alternativa. A partir da análise por juízes, estes concluíram que a prancha de Comunicação Aumentativa Alternativa criada é um recurso de Tecnologia Assistiva, de modo que poderá atender as necessidades comunicativas do estudante com Transtorno do Espectro Autista indicado neste estudo.

Palavras-chave: Educação Especial; Tecnologia Assistiva; Transtorno do Espectro Autista.

 

Abstract

The use of Assistive Technology resources aims to provide accessibility, equity, autonomy, and independence to the user, consequently promoting inclusion, in both education and activities of daily living. The objective of the current work was to develop, evaluate, and validate, in a collaborative way, a pedagogical resource to be conceived as an Assistive Technology resource for a student with Autism Spectrum Disorder. Criteria were used for the elaboration and analysis of an Assistive Technology resource through protocols published in the literature. The resource elaborated was an Augmentative and Alternative Communication board. After analysis, the judges concluded that the Augmentative and Alternative Communication board created is an Assistive Technology resource, such that it can meet the communicative needs of the student with Autism Spectrum Disorder indicated in this study.

Key-words: Special Education; Assistive Technology; Autism Spectrum Disorder.

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Biografia do Autor

Manoel Osmar Seabra Junior, FCT/Unesp

Livre Docente na Universidade Estadual Paulista (Unesp), (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Presidente Prudente/SP/ Brasil. 

E-mail: m.seabra@unesp.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8429-2180

Simone Pinto Ferreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Stricto Sensu na Universidade Estadual Paulista (Unesp), (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Presidente Prudente/SP/ Brasil. E-mail: simone.ferreira@unesp.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3661-8024

Micheline Cardoso Pereira, Universidade Estadual Paulista (Unesp) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Strictu Sensu na Universidade Estadual Paulista (Unesp), (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Presidente Prudente/SP/ Brasil. E-mail: micheline.c.pereira@unesp.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0428-6934

 

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Publicado

19/10/2022
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Como Citar

OSMAR SEABRA JUNIOR, M.; PINTO FERREIRA, S.; CARDOSO PEREIRA, M. . Elaboração, avaliação e validação de um recurso de Tecnologia Assistiva a um estudante com Transtorno do Espectro Autista : Development, evaluation, and validation of an Assistive Technology resource the a student with Autism Spectrum Disorder. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5621. Acesso em: 21 dez. 2024.