Plutarco e a formação do homem: a importância das fábulas da infância à juventude

Plutarco y la formación del hombre: la importancia de las fábulas desde la niñez hasta la juventud

Autores

Palavras-chave:

Plutarco, Educação, Crianças, Jovens, Fábulas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral discutir a educação de crianças e jovens no século I, na visão de Plutarco, relacionando o gênero literário fábula à educação moral e à virtude. O trabalho discute as etapas da educação do homem: a infância, a adolescência e a juventude. Nesta dinâmica o estudo apresentado possui abordagem qualitativa e respalda-se pela metodologia teórico-bibliográfica, tendo por base fundante autores clássicos, tais como Duarte (2013), Esopo (2013), Silva (2006) e Plutarco (2008, 2015). Assim, investiga a importância das fábulas na perspectiva de Plutarco; analisa o contexto histórico desse gênero e suas contribuições educacionais, bem como seu uso para a construção moral e filosófica do indivíduo, ponderando que ao retomar as fábulas de Esopo em sua obra, Plutarco faz adaptações, pessoaliza, nomina, situa personagens e lugar para dar mais ênfase e contundência aos preceitos morais e sensibilizar o leitor, o ouvinte, o jovem, enfim o homem à educação da virtude.

Palavras-chave: Plutarco; Formação humana. Educação; Crianças; Jovens; Fábulas.

 

Resumen

El objetivo general de este artículo es discutir la educación de niños y jóvenes en el siglo I, según la visión de Plutarco, relacionando el género literario Fábulas con la educación moral y la virtud. La obra analiza las etapas de la educación del hombre: niñez, adolescencia y juventud. En esta dinámica, el estudio presentado tiene un enfoque cualitativo y se sustenta en una metodología bibliográfica teórica, basada en autores clásicos, como Duarte (2013), Esopo (2013), Silva (2006) y Plutarco (2008, 2015). Así, se investiga la importancia de las fábulas desde la perspectiva de Plutarco, se analiza el contexto histórico de este género y sus aportes educativos, así como su uso para la construcción moral y filosófica del individuo, considerando que al retomar las fábulas de Esopo en su obra, Plutarco hace adaptaciones, personaliza, nombra, sitúa personajes y lugar para dar más énfasis y contundencia a los preceptos morales y sensibilizar al lector, al oyente, al joven, en definitiva, al hombre, a la educación de la virtud.

Palabras clave: Plutarco; Formación humana. Educación; Niños; Jóvenes; Fábulas.

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Biografia do Autor

Raquel Lima da Silva, UNESPAR/Paranavaí

Mestre PPIFOR pela UNESPAR/Paranavaí. E-mail: raquelsilvaunespar@gmail.com.

Orcid iD: https://orcid.org/0009-0006-2986-3661.   Lattes: https://lattes.cnpq.br/3124747004373654.

Conceição Solange Bution Perin, UNESPAR/Paranavaí

Doutora em Educação. Professora do Colegiado de Pedagogia e Mestrado PPIFOR da UNESPAR/Paranavaí.  E-mail: solperin01@gmail.com.  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-4033-270X.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8838312470687058.

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR/Paranavaí

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia. Professora do Colegiado de Pedagogia e Mestrado PPIFOR da UNESPAR/Paranavaí. E-mail: najelaujiie@yahoo.com.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3405-4894.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1242945275956878.

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Publicado

21/11/2024
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Como Citar

LIMA DA SILVA, R.; SOLANGE BUTION PERIN, C.; TAVARES UJIIE, N. Plutarco e a formação do homem: a importância das fábulas da infância à juventude: Plutarco y la formación del hombre: la importancia de las fábulas desde la niñez hasta la juventud. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8405. Acesso em: 8 dez. 2024.

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