Visibilizando o protagonismo indígena: um esboço do trabalho de Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé e Júlio Kamêr Apinajé

Making indigenous protagonism visible: an outline of the work of Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé and Júlio Kamêr Apinajé

Autores

Palavras-chave:

Protagonismo indígena; Línguas e Culturas indígenas; Educação Indígena

Resumo

Este artigo pretende visibilizar o protagonismo de Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé e Júlio Kamêr Apinajé no trabalho de fortalecimento de suas línguas e culturas. Trata-se de um relato das estratégias/ações adotadas frente aos desafios que impactam o fortalecimento etnolinguístico. Para sua elaboração tomamos por base as comunicações feitas no fórum Bilinguismo Indígena da Uneb (2022), os textos de autoria dos referidos protagonistas e as informações resultantes da nossa interação informal com eles. Essas trajetórias de trabalho reúnem elementos que nos possibilitam refletir sobre o potencial indígena na produção de conhecimentos sobre seus povos, nas inovações didáticas, ancoradas em suas cosmologias, além de fazer conhecer os problemas que mais impactam o seu modo de vida, o que justifica sua documentação.

Palavras-chave: Protagonismo indígena; Línguas e Culturas indígenas; Educação Indígena.

 

Abstract: This article aims to highlight the leading role of Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek'i Sateré-Mawé and Júlio Kamêr Apinajé in the work of strengthening their languages and cultures. This is a report of the strategies/actions adopted in the face of challenges that impact ethnolinguistic strengthening. For its preparation, we based the work in the communications made during the Uneb Indigenous Bilingualism forum (2022), the texts authored by the aforementioned protagonists and the information resulting from our informal interaction with them. These work trajectories bring together elements that allow us to reflect on the indigenous potential in the production of knowledge about their people, in didactic innovations, anchored in their cosmologies, in addition to bringing awereness the problems that most impact their way of life, which justifies their documentation.

Keywords: Indigenous protagonism; Indigenous Languages and Cultures; Indigenous Education.

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Biografia do Autor

Elizabete Costa Suzart, Universidade do Estado da Bahia-UNEB-CAMPUS II - Alagoinhas-BA

Doutoranda no Programa em Crítica Cultural (DLLARTES) pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB-CAMPUS II - Alagoinhas-BA. Mestra em Crítica Cultural pelo mesmo programa e mesma universidade. Dedica-se à pesquisa etnolinguística do povo Kariri-Xocó (AL). Pesquisadora do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI/UnB). E-mail: bsuzart17@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7354-8216. 

 

Denize de Souza Carneiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), do Instituto de Letras (IL), da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Dedica-se à pesquisa etnolinguística do povo Sateré-Mawé (AM/PA). Pesquisadora do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI/UnB). E-mail: denizesc10@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0980-8359.

 

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29/05/2024
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Como Citar

COSTA SUZART, E.; DE SOUZA CARNEIRO, D. Visibilizando o protagonismo indígena: um esboço do trabalho de Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek’i Sateré-Mawé e Júlio Kamêr Apinajé: Making indigenous protagonism visible: an outline of the work of Cíntia Guajajara, Nhenety Kariri-Xocó, Nek’i Sateré-Mawé and Júlio Kamêr Apinajé. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8043. Acesso em: 3 jul. 2024.