Os mapas mentais na representação do meio ambiente: contribuições para o ensino médio profissionalizante

Mental maps in the representation of the environment: contributions to vocational secondary education

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologia Kozel, Representações

Resumo

Os mapas mentais no campo educacional exercem a função da percepção que cada indivíduo tem em relação ao meio onde está inserido. Este artigo objetiva analisar a percepção dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual - MS sobre concepção do meio ambiente visando à prática de uma educação ambiental contextualizada. Como instrumento metodológico, utilizou-se dos mapas mentais seguindo a metodologia Kozel. Foi solicitado aos estudantes que expressassem suas concepções sobre o meio ambiente. A partir dos resultados encontrados, percebeu-se que os estudantes têm uma tendência a desenvolver visão negativa da relação sobre ser humano-meio ambiente. O estudo mostrou a importância dos mapas mentais ao proporcionar um diagnóstico sobre o entendimento dos estudantes sobre meio ambiente.  Assim, a percepção ambiental é fundamental no âmbito escolar, pois contribui para que se possa identificar as reais necessidades dos estudantes.

Palavras-chave:  Educação Ambiental, Metodologia Kozel, Representações.


Abstract 

Mental maps in the educational field exert the function of the perception that each individual has in relation to the environment where he is inserted. This article aims to analyze the perception of students in the 1st year of high school at a state public school - MS about the conception of the environment, aiming at the practice of contextualized environmental education. As a methodological instrument, mental maps were used following the Kozel methodology. Students were asked to express their conceptions about the environment. Based on the results found, it was noticed that students tend to develop a negative view of the relationship between human beings and the environment. The study showed the importance of mental maps in providing a diagnosis of students' understanding of the environment. Thus, environmental perception is fundamental in the school environment, as it helps to identify the real needs of students.

Keywords: Environmental Education, Kozel Methodology, Representations.

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Biografia do Autor

Tatyane do Socorro Soares Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Ensino de Ciências com a linha de pesquisa em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Biologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2005), com especialização em Perícia em Meio Ambiente pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2007). Atualmente atua como professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Mato Grosso do Sul. Orientadora e Coorientadora de projetos de Iniciação Científica na rede pública de ensino. E-mail- tatysbrasil@gmail.com Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0255-5344

Maria Helena da Silva Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo-USP (2011), mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Formada em Ciências Biológicas pela UFMS, atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia - FAENG. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. E-mail: helena.andrade@ufms.br Orcid - https://orcid.org/0000-0001-7252-4020

Marcos Vinicius Campelo Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre (2015) em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; graduação (2007) em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás; Coordenador da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS). Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino de Geografia com os temas: Educação Ambiental, Formação de Professores, Sustentabilidade, Espaços não formais de Ensino e Unidades de Conservação. E-mail - campelogeografia@gmail.com  Orcid - https://orcid.org/0000-0001-6501-644X

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Publicado

11/03/2024
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Como Citar

SOARES BRASIL, T. do S.; DA SILVA ANDRADE, M. H.; CAMPELO JUNIOR, M. V. Os mapas mentais na representação do meio ambiente: contribuições para o ensino médio profissionalizante: Mental maps in the representation of the environment: contributions to vocational secondary education. Revista Cocar, [S. l.], n. 23, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7948. Acesso em: 29 abr. 2024.

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