A docência universitária e a orientação em mestrado acadêmico: desafios de professoras orientadoras

La docencia universitaria y la orientación en una maestría académica: desafíos de las profesoras orientadoras

Autores

Palavras-chave:

Docência universitária, Orientação em mestrado acadêmico

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que propôs o seguinte problema: Quais as percepções que os professores têm de si na condição de orientadores no contexto da formação continuada em nível de mestrado no PPGECH/UFAM? Seguido do objetivo de analisar a percepção que os professores têm de si e de aspectos relacionados à docência e aos desafios na orientação em programa stricto sensu. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo narrativa, por meio de entrevista narrativa, coletou dados com quatro professoras que foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. O resultado mostrou que a condição de doutor(a) não significa preparo para exercer a orientação, mas as experiências trazidas como ex-pós-graduandas e o aprendizado entre os pares serviram de norte para esse exercício. A carga horária, com excesso de trabalho, para conciliar a graduação com a pós-graduação; a cobrança para cumprimento de exigências burocráticas, perpassado pela produtividade foram desafios mais recorrentes evidenciados pela pesquisa.

Palavras-chave: Ensino Superior; Pós-graduação; Orientação em programa stricto sensu.

 

Resumen

Este artículo forma parte de una investigación que propuso el siguiente problema: ¿Cuáles son  las percepciones que tienen los docentes de sí mismos como orientadores en el contexto de la formación contínua en el nivel de maestría del PPGECH/UFAM? Seguido por el objetivo de analizar la percepción que los docentes tienen de sí mismos y de los aspectos relacionados con la docencia y los desafíos en la orientación en un programa estricto sensu. La investigación con enfoque cualitativo, de tipo narrativo, a través de entrevistas narrativas, recopiló datos de cuatro docentes que fueron analizados a la luz del Análisis de Contenido. El resultado mostró que la condición de doctor(a) no significa preparación para ejercer la supervisión, sin embargo, las experiencias aportadas como ex posgraduados y el aprendizaje entre sus pares sirvieron de guía para ese ejercicio. La carga horaria, con exceso de trabajo, para conciliar estudios de pregrado y posgrado; la exigencia por el cumplimiento de requisitos burocráticos, permeada por la productividad, fueron los desafíos más recurrentes destacados por la investigación.

Palabras clave: Enseñanza superior; Posgrado; Orientación en un programa estricto sensu.

 

 

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFAM, mestra em Educação pela UFAM e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora nos cursos da Graduação e docente permanente do mestrado no Programa de Pós-graduação em ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH/UFAM, no campus do município de Humaitá/AM. Faz pós-doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4166-5386; E-mail: verareis@ufam.edu.br

 

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (PUCPR); Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Doutorado em Educação (Currículo) pela PUCSP; Pós-doutorado em Educação na Universidade do Porto. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores. Orcid https://orcid.org/0000-0002-3446-2321; marilda.aparecida@pucpr.br

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Publicado

22/01/2024
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Como Citar

REIS DA SILVA, V. L.; APARECIDA BEHRENS, M. A docência universitária e a orientação em mestrado acadêmico: desafios de professoras orientadoras: La docencia universitaria y la orientación en una maestría académica: desafíos de las profesoras orientadoras. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7878. Acesso em: 28 abr. 2024.