Saberes Afrodiaspóricos: Corpos que Educam

Afrodiasporic knowledge: bodies that educate

Autores

Palavras-chave:

Educação;, Corpo, Diáspora Africana

Resumo

Neste artigo, apresentamos um ensaio teórico que busca colaborar para a promoção de uma educação antirracista, capaz de problematizar o corpo como uma dimensão central para a produção e a circulação de saberes. Para isso, nos valemos das contribuições de autores vinculados à matriz de pensamento afrodiaspórico e apresentamos elementos relacionados a processos educativos presentes em diferentes práticas afrodiaspóricas, tais como o Candomblé, o Samba, o Rap e o Reggae. Ao problematizar processos educativos a partir do corpo, apontamos a necessidade de descolonizar a produção de saberes pautados na lógica ocidental com o intuito de afirmar a potência da comunidade, da ancestralidade e do sensível. Portanto, nossas reflexões revelam uma pluralidade de linguagens, sujeitos e espaços educativos e afirmam a indissociabilidade entre epistemologia, estética, ética e política.

Palavras-chave: Educação; Corpo; Diáspora Africana.

 

Abstract

In this article we present a theoretical essay that seeks to contribute to the promotion of an anti-racist education that is capable of problematizing the body as a central dimension for the production and circulation of knowledge. To do this, we draw on the contributions of authors linked to the matrix of Afrodiasporic thought and present elements related to educational processes present in different Afrodiasporic practices, such as Candomblé, Samba, Rap and Reggae. By problematizing educational processes based on the body, we point out the need to decolonize the production of knowledge based on Western logic with the aim of affirming the power of community, ancestry and the sensible. Therefore, our reflections reveal a plurality of languages, subjects and educational spaces and affirm the inseparability between epistemology, aesthetics, ethics and politics.

Keywords: Education; Body; African Diaspora.

 

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Biografia do Autor

Jaison Hinkel, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Psicologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (AEE/FURB). E-mail: jhinkel@furb.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6446-0626

 

Jessé da Cruz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação. Professor do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação (AEE/FURB) e do grupo de pesquisa RIZOMA (RIZOMA/UFPR). E-mail: jesse.cruz@ufsm.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8815-9662

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

HINKEL, J.; DA CRUZ, J. Saberes Afrodiaspóricos: Corpos que Educam: Afrodiasporic knowledge: bodies that educate. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7825. Acesso em: 21 dez. 2024.