Saberes Afrodiaspóricos: Corpos que Educam
Afrodiasporic knowledge: bodies that educate
Palavras-chave:
Educação;, Corpo, Diáspora AfricanaResumo
Neste artigo, apresentamos um ensaio teórico que busca colaborar para a promoção de uma educação antirracista, capaz de problematizar o corpo como uma dimensão central para a produção e a circulação de saberes. Para isso, nos valemos das contribuições de autores vinculados à matriz de pensamento afrodiaspórico e apresentamos elementos relacionados a processos educativos presentes em diferentes práticas afrodiaspóricas, tais como o Candomblé, o Samba, o Rap e o Reggae. Ao problematizar processos educativos a partir do corpo, apontamos a necessidade de descolonizar a produção de saberes pautados na lógica ocidental com o intuito de afirmar a potência da comunidade, da ancestralidade e do sensível. Portanto, nossas reflexões revelam uma pluralidade de linguagens, sujeitos e espaços educativos e afirmam a indissociabilidade entre epistemologia, estética, ética e política.
Palavras-chave: Educação; Corpo; Diáspora Africana.
Abstract
In this article we present a theoretical essay that seeks to contribute to the promotion of an anti-racist education that is capable of problematizing the body as a central dimension for the production and circulation of knowledge. To do this, we draw on the contributions of authors linked to the matrix of Afrodiasporic thought and present elements related to educational processes present in different Afrodiasporic practices, such as Candomblé, Samba, Rap and Reggae. By problematizing educational processes based on the body, we point out the need to decolonize the production of knowledge based on Western logic with the aim of affirming the power of community, ancestry and the sensible. Therefore, our reflections reveal a plurality of languages, subjects and educational spaces and affirm the inseparability between epistemology, aesthetics, ethics and politics.
Keywords: Education; Body; African Diaspora.
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