O pensamento de Fernand Deligny nas pesquisas em educação no Brasil
Fernand Deligny’s thoughts on education research in Brazil
Palavras-chave:
Deligny, Pesquisa educacional, AutismoResumo
Nos últimos dez anos, o pensamento de Fernand Deligny (1913-1996) tem adquirido notoriedade devido a sua influência sobre os filósofos franceses Deleuze e Guattari. Deligny foi um educador que trabalhou ao lado de crianças e adolescentes considerados “inadaptados” praticando inversões de perspectivas. O objetivo deste artigo é traçar a presença do pensamento de Fernand Deligny nas pesquisas em educação no Brasil. A partir de uma revisão de literatura, o trabalho analisa um corpus de 29 artigos publicados em periódicos educacionais e três teses realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação. As pesquisas são discutidas e historicamente situadas no contexto acadêmico brasileiro. Os resultados realçam as pesquisas com pessoas autistas e apontam para a transversalidade da obra deligniana como elemento enriquecedor para as discussões educacionais sobre inclusão e metodologias de pesquisa.
Palavras-chave: Deligny; Pesquisa educacional; Autismo.
Abstract
In the last ten years, the thought of Fernand Deligny (1913-1996) has gained notoriety due to his influence on the French philosophers Deleuze and Guattari. Deligny was an educator who worked alongside children and adolescents considered "maladjusted", practicing inversions of perspectives. The aim of this article is to trace the presence of Fernand Deligny's thinking in educational research in Brazil. Based on a literature review, the paper analyzes a corpus of 29 articles published in educational journals and 3 theses carried out in Postgraduate Programs in Education. The research is discussed and historically situated in the Brazilian academic context. The results highlight the research with autistic people and point to the transversality of Deligny's work as an enriching element for educational discussions on inclusion and research methodologies.
Keywords: Deligny; Educational research; Autism.
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