TDAH e relações escolares: uma análise da literatura de abordagem crítica

ADHD and school relationships: an analysis of the literature with a critical approach

Autores

Resumo

Para refletir sobre o estudante com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na escola regular e suas relações escolares, é necessário realizar uma pesquisa aprofundada sobre os trabalhos já publicados. Assim, foi realizada uma revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na biblioteca eletrônica online Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com o objetivo de identificar trabalhos que discutam sobre as relações escolares de estudantes com TDAH, dentro de uma perspectiva crítica. Foram encontrados 10 trabalhos que fornecem contribuições para a pesquisa. Com isso, destacou-se a necessidade de considerar as relações a partir do ponto de vista do próprio estudante com TDAH e que educar considerando as diversidades é uma forma de respeitar as singularidades e romper com a lógica da homogeneidade e normalização dos corpos.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Relações; Revisão de literatura.  

 

 

Abstract

To reflect on the student with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in regular school and their school relationships, it is necessary to conduct na in-depth research on the works already published. Thus, a literature review was conducted in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and on the online eletronic library Scientific Eletronic Library Online (SciELO), with the objective of identifying works that discuss school relationships of students with ADHD, from a critical perspective. 10 studies were found that provide contributions to the research. With this, we highlighted the need to consider relationships from the point of view of the student himself with ADHD and that educating considering diversities is a way to respect singularities and break with the logic of homogeneity and normalization of bodies.

Keywords: Attention Deficit Hyperactivity Disorder; Relationships; Literature review.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Nunes Marques, Universidade Regional de Blumenau FURB

Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), integrante do Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (LAEDI/FURB). E-mail: luiza.n.m@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6352-6948

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau FURB

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestra em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), líder do Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (LAEDI/FURB). E-mail: awuo@furb.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2110-7184

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 699
  • pdf downloads: 521

Como Citar

NUNES MARQUES, L.; SOARES WUO, A. TDAH e relações escolares: uma análise da literatura de abordagem crítica: ADHD and school relationships: an analysis of the literature with a critical approach. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4651. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)