Perspectiva docente sobre a inserção da educação ambiental IFAC - Campus Cruzeiro do Sul (ACRE-BRASIL)

Teachers' perspective on the inclusion of environmental education at IFAC - Campus Cruzeiro do Sul (ACRE-BRASIL)

Autores

Palavras-chave:

Educação ambiental; Temas transversais; Trilhas.

Resumo

Conforme consta nas diretrizes curriculares da educação ambiental no Brasil, a mesma deve estar presente na educação formal, o que inclui a educação profissional de nível médio. O objetivo desta pesquisa foi verificar como docentes que atuam no curso de Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Acre fazem a inserção da Educação Ambiental em suas atividades pedagógicas. Para tanto foi disponibilizado um questionário aos mesmos via Google Forms. Como resultados houve a participação de 23 docentes, sendo a amostra representativa tanto de docentes da área básica como da área técnica. A educação ambiental, ou temas ambientais tá presente na prática dos docentes, porém ainda predomina abordagens pragmática e conservacionista. As trilhas interpretativas integram atividades pedagógicas na formação dos técnicos em meio ambiente.

Palavras-chave: Educação ambiental; Temas transversais; Trilhas.

 

Abstract

As stated in the curriculum guidelines for environmental education in Brazil, it must be present in formal education, which includes secondary-level professional education. The objective of this research was to verify how teachers who work in the Environmental Technician course integrated into high school at the Federal Institute of Acre insert Environmental Education into their pedagogical activities. To this end, a questionnaire was made available to them via Google Forms. As a result, 23 teachers participated, with a representative sample of both basic and technical teachers. Environmental education, or environmental themes, is present in the practice of teachers, but pragmatic and conservationist approaches still predominate. The interpretive trails integrate pedagogical activities in the training of environmental technicians.

Keywords: Environmental education; Cross-cutting themes; Trails.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Costa de Moura, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Turismo pela Faculdade da Amazônia Ocidental. Especialista em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica em 2015. Mestrando no programa Em Educação Profissional e Tecnológica / ProfEPT ponto focal Ifac. Docente do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Acre, atuando principalmente nos seguintes Eixos tecnológicos: Recursos Naturais; Ambiente e saúde; Educação profissional e Tecnológica. E-mail: paulo.moura@ifac.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-1903-7192

Orcid: https://orcid.org/0009-0008-1903-7192

Hellen Sandra Freires da Silva Azevedo, Centro Educacional Marília Sant'Ana-Escola-DR/AC-Escola SESI

Graduada no curso de Ciências Biológicas pela União Educacional do Norte. Mestre em Ciência Inovação e Tecnologia para a Amazônia. Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE, Fundação Oswaldo Cruz, Rondônia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em marcadores moleculares microssatélites. Foi docente do Instituto Federal do Acre, atuando no Ensino médio integrado, Ensino subsequente e Tecnológico e docente da rede estadual de ensino na área de Ciências da Natureza e tem experiência em Gestão escolar. Atualmente docente do Centro Educacional Marília Sant’Ana-Escola (SESI/DR) E-mail: hellenfreire@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1682-7232

 

José Marlo Araujo de Azevedo, Instituto Federal do Acre

Licenciado em pedagogia pela universidade Pitágoras. Bacharel em Engenharia Agronômica, mestre em Agronomia produção Vegetal e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia - Rede Bionorte, área de concentração Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é docente do Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul, atuando nos Cursos: Superior de Tecnologia em Agroecologia, Técnico integrado em Meio Ambiente, Técnico integrado em Agropecuária e Técnico Subsequente em Zootecnia. É docente titular do programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT. E-mail: jose.azevedo@ifac.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8686-4915

Renata Gomes de Abreu Freitas, Instituto Federal do Acre

Possui graduação em Geografia. Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, ambos cursados na Universidade Federal do Acre-UFAC. Doutorado em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, integra o corpo docente do programa de Mestrado em Educação Profissional/PROFET, vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Ensino do Campus Rio Branco, atuando em projetos voltadas a Educação Ambiental e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. E-mail: renata.freitas@ifac.edu.br

 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1243-6074

Referências

ANTONIO, J. M.; KATAOKA, A. M.; NEUMANN, P. As percepções de docentes acerca da educação ambiental: uma análise a partir da complexidade. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristovão, v. 7, n. 2, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636. Acesso em: 29 mar. 2023.

BLENGINI, I. A. D.; LIMA, L. B.; SILVA, I. S. M.; RODRIGUES, C. Trilha interpretativa como proposta de Educação Ambiental: um estudo na RPPN do Caju (SE). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 142-161, fev./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6717. Acesso em: 29 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 135, n. 79, p. 1, 28 abr. 1999. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/04/1999&jornal=1&pagina=41&totalArquivos=199. Acesso em: 29 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

BUZATTO; L.; KUHNEN, C. F. C. Trilhas interpretativas uma prática para a Educação Ambiental. Revista Vivências, Itapajé, v. 16, n. 30, p. 219-231, 2020. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/151. Acesso em: 29 mar. 2023.

COELHO-MIYAZAWA, G. C. M.; CARDOZO, A. S. Ações de educação ambiental em um curso

técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio. Revista Brasileira do Ensino Médio, Ipojuca, v.3, p. 32-48, set. 2020. Disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/55. Acesso em: 29 mar. 2023.

COSTA, E. S. A.; COSTA, I. A. S.; OLIVEIRA, K. S.; MELO, A. V. Trilhas interpretativas na área verde da escola como estratégia de ensino para aprendizagem de conceitos ecológicos. Revista da SBEnBio, n. 7, v. 2, p. 1820-1831, 2014.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed method approaches. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc, 2009.

FERREIRA, L. C.; MARTINS, L. C. F.; MEROTTO, L. C. F.; RAGGI, D. G.; SILVA, J. G. F. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n. 2, 2019. Disponível: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2678/1639. Acesso em: 29 mar. 2023.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOLDENBERG, M. A. Arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2007.

INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Resolução nº 08/CONSU/IFAC, de 20 de janeiro de 2020. Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente. Rio Branco: Conselho Universitário, 2007. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2020. Acesso em: 29 mar. 2023.

LOTFI, G. A questionnaire of briefs on English language listening comprehension problems. Development and validation. World Applied Science Journal, v. 16, v. 4, p. 508-515, 2012.

MACEDO, S. M. S.; GARCIA, N. M. As dimensões formativas que constituem as identidades de educadores ambientais. Revista Cocar, Belém, v. 17, n. 35, 2022. Disponível: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5287. Acesso em: 29 mar. 2023.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

OLIVEIRA, M. M.; SILVA, J. F.; SILVA, M. F.; GUTJAHR, A. L. N. Trilha interpretativa como instrumento da pedagogia da natureza na formação de professores da educação infantil, Parauapebas. Revista Brasileira De Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 6, p. 365–380, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14020/10249. Acesso em: 29 mar. 2023.

REPOLHO, S. M.; CAMPOS, D. N. S.; TAVARES-MARTINS, A. C. C.; ASSIS, D. M. S.; PONTES, A. N. Percepções ambientais e trilhas ecológicas: concepções de meio ambiente em escolas do município de Soure, Ilha de Marajó (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 66-84, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2541. Acesso em: 29 mar. 2023.

ROSSI, F. D. O ensino de artes visuais na escola: desafios e ideais docentes. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5649. Acesso em: 29 mar. 2023.

SANTANDER, R.; OBARA, A. T. Trilhas interpretativas e educação ambiental em um jardim botânico do estado do Paraná. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 17, n. 4, p. 481–501, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13712. Acesso em: 29 mar. 2023.

SILVA, D. S.; COSTA, K. M.; DANTAS, J. I. M. O uso de trilhas como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão sistemática. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 8, n.3, p. 1419–1431, 2023. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2671. Acesso em: 29 mar. 2023.

Downloads

Publicado

21/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 95
  • pdf downloads: 50

Como Citar

COSTA DE MOURA, P.; FREIRES DA SILVA AZEVEDO, H. S.; ARAUJO DE AZEVEDO, J. M.; GOMES DE ABREU FREITAS, R. Perspectiva docente sobre a inserção da educação ambiental IFAC - Campus Cruzeiro do Sul (ACRE-BRASIL): Teachers’ perspective on the inclusion of environmental education at IFAC - Campus Cruzeiro do Sul (ACRE-BRASIL). Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7582. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)