Perspectiva docente sobre a inserção da educação ambiental IFAC - Campus Cruzeiro do Sul (ACRE-BRASIL)
Teachers' perspective on the inclusion of environmental education at IFAC - Campus Cruzeiro do Sul (ACRE-BRASIL)
Palavras-chave:
Educação ambiental; Temas transversais; Trilhas.Resumo
Conforme consta nas diretrizes curriculares da educação ambiental no Brasil, a mesma deve estar presente na educação formal, o que inclui a educação profissional de nível médio. O objetivo desta pesquisa foi verificar como docentes que atuam no curso de Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Acre fazem a inserção da Educação Ambiental em suas atividades pedagógicas. Para tanto foi disponibilizado um questionário aos mesmos via Google Forms. Como resultados houve a participação de 23 docentes, sendo a amostra representativa tanto de docentes da área básica como da área técnica. A educação ambiental, ou temas ambientais tá presente na prática dos docentes, porém ainda predomina abordagens pragmática e conservacionista. As trilhas interpretativas integram atividades pedagógicas na formação dos técnicos em meio ambiente.
Palavras-chave: Educação ambiental; Temas transversais; Trilhas.
Abstract
As stated in the curriculum guidelines for environmental education in Brazil, it must be present in formal education, which includes secondary-level professional education. The objective of this research was to verify how teachers who work in the Environmental Technician course integrated into high school at the Federal Institute of Acre insert Environmental Education into their pedagogical activities. To this end, a questionnaire was made available to them via Google Forms. As a result, 23 teachers participated, with a representative sample of both basic and technical teachers. Environmental education, or environmental themes, is present in the practice of teachers, but pragmatic and conservationist approaches still predominate. The interpretive trails integrate pedagogical activities in the training of environmental technicians.
Keywords: Environmental education; Cross-cutting themes; Trails.
Downloads
Referências
ANTONIO, J. M.; KATAOKA, A. M.; NEUMANN, P. As percepções de docentes acerca da educação ambiental: uma análise a partir da complexidade. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristovão, v. 7, n. 2, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14636. Acesso em: 29 mar. 2023.
BLENGINI, I. A. D.; LIMA, L. B.; SILVA, I. S. M.; RODRIGUES, C. Trilha interpretativa como proposta de Educação Ambiental: um estudo na RPPN do Caju (SE). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 142-161, fev./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6717. Acesso em: 29 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 135, n. 79, p. 1, 28 abr. 1999. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/04/1999&jornal=1&pagina=41&totalArquivos=199. Acesso em: 29 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
BUZATTO; L.; KUHNEN, C. F. C. Trilhas interpretativas uma prática para a Educação Ambiental. Revista Vivências, Itapajé, v. 16, n. 30, p. 219-231, 2020. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/151. Acesso em: 29 mar. 2023.
COELHO-MIYAZAWA, G. C. M.; CARDOZO, A. S. Ações de educação ambiental em um curso
técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio. Revista Brasileira do Ensino Médio, Ipojuca, v.3, p. 32-48, set. 2020. Disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/55. Acesso em: 29 mar. 2023.
COSTA, E. S. A.; COSTA, I. A. S.; OLIVEIRA, K. S.; MELO, A. V. Trilhas interpretativas na área verde da escola como estratégia de ensino para aprendizagem de conceitos ecológicos. Revista da SBEnBio, n. 7, v. 2, p. 1820-1831, 2014.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed method approaches. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc, 2009.
FERREIRA, L. C.; MARTINS, L. C. F.; MEROTTO, L. C. F.; RAGGI, D. G.; SILVA, J. G. F. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n. 2, 2019. Disponível: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2678/1639. Acesso em: 29 mar. 2023.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOLDENBERG, M. A. Arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2007.
INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Resolução nº 08/CONSU/IFAC, de 20 de janeiro de 2020. Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente. Rio Branco: Conselho Universitário, 2007. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2020. Acesso em: 29 mar. 2023.
LOTFI, G. A questionnaire of briefs on English language listening comprehension problems. Development and validation. World Applied Science Journal, v. 16, v. 4, p. 508-515, 2012.
MACEDO, S. M. S.; GARCIA, N. M. As dimensões formativas que constituem as identidades de educadores ambientais. Revista Cocar, Belém, v. 17, n. 35, 2022. Disponível: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5287. Acesso em: 29 mar. 2023.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
OLIVEIRA, M. M.; SILVA, J. F.; SILVA, M. F.; GUTJAHR, A. L. N. Trilha interpretativa como instrumento da pedagogia da natureza na formação de professores da educação infantil, Parauapebas. Revista Brasileira De Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 6, p. 365–380, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14020/10249. Acesso em: 29 mar. 2023.
REPOLHO, S. M.; CAMPOS, D. N. S.; TAVARES-MARTINS, A. C. C.; ASSIS, D. M. S.; PONTES, A. N. Percepções ambientais e trilhas ecológicas: concepções de meio ambiente em escolas do município de Soure, Ilha de Marajó (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 66-84, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2541. Acesso em: 29 mar. 2023.
ROSSI, F. D. O ensino de artes visuais na escola: desafios e ideais docentes. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5649. Acesso em: 29 mar. 2023.
SANTANDER, R.; OBARA, A. T. Trilhas interpretativas e educação ambiental em um jardim botânico do estado do Paraná. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 17, n. 4, p. 481–501, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13712. Acesso em: 29 mar. 2023.
SILVA, D. S.; COSTA, K. M.; DANTAS, J. I. M. O uso de trilhas como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão sistemática. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 8, n.3, p. 1419–1431, 2023. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2671. Acesso em: 29 mar. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 90
- pdf downloads: 49