Financeirização do Ensino Superior no Brasil: inserção e atuação da Cogna Educação na Região Norte

Financialisation of the Brazilian's righer education: the integration and operation of the Cogna Educação in the Brazilian's North Region

Autores

Palavras-chave:

Financeirização, Cogna Educação, Ensino Superior

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a inserção da Cogna Educação na região Norte do Brasil, como expressão da financeirização do ensino superior, bem como a participação no atendimento educacional no âmbito das matrículas em cursos de graduação. Para tanto, levantou-se as Instituições vinculadas à holding, que possuem registro no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior e as informações de matrículas, presenciais e à distância, referentes ao ano 2020, nos microdados do Censo da Educação Superior. A análise evidencia que a inserção da Cogna Educação na região Norte se efetiva a partir de movimentos articulados, com atuação predominante na educação à distância. Conclui-se que o processo de financeirização carrega consequências negativas para o ensino superior, contribuindo para a manutenção e aprofundamento das desigualdades regionais.

Palavras-chave: Financeirização; Cogna Educação; Ensino superior.

 

Abstract

The objective of this study is to analyze the insertion of Cogna Educação in the North region of Brazil, as an expression of the financialization of higher education, as well as participation in educational services within the scope of enrollment in undergraduate courses. To this end, it was raised the Institutions linked to the holding that are registered in the National Register of Courses and Institutions of Higher Education and the enrollment information, face-to-face and distance, referring to the year 2020, in the microdata of the Census of College education. The analysis shows that the insertion of Cogna Educação in the North region is effective from articulated movements, with a predominant role in distance education. It concludes that the financialization process has negative consequences for higher education, contributing to the maintenance and deepening of regional inequalities.

Keywords: Financialization; Cogna Educação; Higher education.

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Biografia do Autor

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professor de Política Educacional na Universidade Federal do Amapá. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP). E-mail: andre@unifap.br – Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1153-0771.

Adeildo Telles da Silva, Universidade Federal do Amapá

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Atual.  Professor no Curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Amapá. E-mail: adeildo.telles@unifap.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0936-8955

Ari Fernandes Santos Nogueira , Universidade Federal do Oeste da Bahia

Pedagogo da Universidade Federal do Oeste da Bahia, UFOB. Mestre em Educação. Doutorando na linha de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGED/UFPA. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente, G-Práxis/UFOB. Delegado do Fórum Estadual de Educação da Bahia. ari.nogueira@ufob.edu.br – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7468-3938.

 

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10/11/2023
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Como Citar

GUIMARÃES, A. R.; TELLES DA SILVA, A.; FERNANDES SANTOS NOGUEIRA , A. Financeirização do Ensino Superior no Brasil: inserção e atuação da Cogna Educação na Região Norte: Financialisation of the Brazilian’s righer education: the integration and operation of the Cogna Educação in the Brazilian’s North Region . Revista Cocar, [S. l.], n. 20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7533. Acesso em: 18 maio. 2024.