Estágio supervisionado: experiências brincantes de “se- movimentar” na infância

Supervised internship: playing experiences of “self-moving” in childhood

Autores

Palavras-chave:

Infância; Brincar; Se-movimentar

Resumo

O objetivo deste estudo é apontar a relevância de que prevaleça, nas práticas pedagógicas, o direito de as crianças brincarem na escola, utilizando a Educação Física para “se-movimentar”. O relato de experiência empregou como metodologia a análise do relatório de estágio, sendo extraídas deste as experiências mais relevantes obtidas a partir das reflexões praticadas com as crianças. O estudo reflexivo aqui apresentado caracteriza-se como qualitativo-descritivo, usando-se nele a análise de revisão bibliográfica, que objetiva descrever as experiências do brincar na escola, protagonizadas por crianças do nível  Pré I da Educação Infantil. A técnica utilizada foi a observação participativa e a escuta atenta durante as experiências propostas no cotidiano escolar, especialmente no que tange às ações do brincar. Constatamos que, ao longo do projeto, as crianças cada vez mais estabeleceram relações com o mundo, transformando, por meio do brincar, seus significados.

Palavras-chave: Infância; Brincar; Se-movimentar

Abstract:

The main objective of this research is to point out the relevance of prevailing, in pedagogical practices, the right of children to play at school, using Physical Education to "move themselves". The experiment report was based on the analysis of the internship report, and used it as its  methodology, extracting the most relevant experiences obtained from the reflections practiced with the children. Thus, the reflective study presented here is characterized as qualitative-descriptive, using  bibliographical review, which aims to describe the experiences of playing at school by Early Childhood Education children from Pre-Kindergarten. Participant observation and Attentive listening were the techniques used during the playing experiences in school life. It was found that, throughout the project, the children established more relationships with the world, transforming their meanings through play.

 Keywords: Childhood; Play; Self-moving

 

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Biografia do Autor

Rochele Rita Andreazza Maciel, Universidade de Caxias do Sul

Pós-doutora; Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente da Universidade de Caxias do Sul; Coordenadora pedagógica institucional do Pibid -UCS; do Núcleo de Formação Professores (NUPRO) e do Grupo de estudos e pesquisas: infância, cultura e história -GEPICH, na linha de pesquisa “As múltiplas linguagens das crianças e a escola da infância: o estudo dos currículos, propostas e práticas pedagógicas”. E-mail: rramaciel@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4524-399X

Marina Luisa de Lima Costa Pistorello, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS.

Pós-graduanda do Curso de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS. E-mail: marinallcosta@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7018-1331

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Publicado

13/11/2023
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Como Citar

ANDREAZZA MACIEL, R. R.; LUISA DE LIMA COSTA PISTORELLO, M. Estágio supervisionado: experiências brincantes de “se- movimentar” na infância: Supervised internship: playing experiences of “self-moving” in childhood. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7525. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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