Construção social das escolhas e destinos escolares: mulheres negras da Licenciatura em Química do IFRJ-CDUC

Social construction of school choices and destinations: black women of the Chemistry degree of the IFRJ-CDUC

Autores

Palavras-chave:

Ensino superior, Mulheres negras, Identidade docente

Resumo

Levando em consideração a complexidade da trajetória formativa docente e sua influência na construção das identidades docentes, este trabalho propõe uma breve análise qualitativa do perfil de alunas e egressas negras do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus Duque de Caxias. Para tal, foi aplicado questionários semiestruturados e entrevistas, ambos online. Os resultados são apresentados articulando os dados obtidos com os conceitos de Pierre Bourdieu. Este estudo enfatiza de que forma a raça, gênero e classe se articulam para construir a escolha pela carreira e inserção profissional das participantes. Assim, as discussões deste estudo ressaltam como os mecanismos, condições sociais e influências ao longo da trajetória profissional são determinantes nas inserções possíveis das mulheres negras no campo acadêmico.

Palavras-chave:  Ensino superior; Mulheres negras; Identidade docente

 

 

Abstract

Taking into consideration the complexity of the teaching training trajectory and the possibilities it brings in the construction of subjectivities and the identity of teachers, the present work proposes a brief qualitative analysis of the profile of black students and graduates of the Degree in Chemistry of the Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus Duque de Caxias. Therefore, semi-structured questionnaires and interviews were done, both online. The results are presented by articulating the data obtained with Pierre Bourdieu's concepts. Through this study it was possible to observe how race, gender and class interact to construct the participants' career choice and professional insertion. This study highlights how mechanisms, social conditions and influences throughout the professional trajectory are determinant in the possible insertions of black women in the academic field.

Keywords: Higher education; Black women; Teacher identity

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephany Heidelmann, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente de Química e Educação no departamento de Química Fundamental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e no programa de Especialização em Ensino de Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Principais áreas de investigação: ensino de química, formação de professores, gênero e raça, diversidade no ensino.

E-mail: stephanyph@ufrrj.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7099-3947.

 

Vera Maria Ferrão Candau, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Departamento de Educação, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro [https://ror.org/01dg47b60]

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidad Complutense de Madrid. Professora titular emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s). Membro fundador da Anped e do grupo responsável pela criação do GT de Didática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq durante 25 anos. Principais áreas de investigação: educação multi/intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em/para os direitos humanos e formação de educadores/as.

E-mail: vmfc@puc-rio.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6987-6885

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. (Coleção Feminismos Plurais - Coord. Djamila Ribeiro). São Paulo: Pólen, 2019.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 9 ed., Vozes: Petrópolis-RJ, 2012.

______. Escritos da Educação. NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (orgs.) Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

______. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu – Sociologia. v. 39, São Paulo: Ática. Coleção Grandes Cientistas Sociais, 1983, p. 122-155.

BRITO, Murillo Marschner Alves de. Novas tendências ou velhas persistências? Modernização e expansão educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa. v.47, n.163, jan/mar 2017, p.224-263.

DEVECHI, Catia. Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência?. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, 2010, p. 148-161.

GÓIS, João Bôsco Hora. Quando raça conta: um estudo de diferenças entre mulheres brancas e negras no acesso e permanência no Ensino Superior. Estudos Feministas, v.16(3), n. 424, set/dez 2008, , p. 743-768.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo Afro-latino-americano. Caderno de formação política do Circuito Palmarino, n.1, 2011, p. 12-20. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/271077/mod_resource/content/1/Por%20um%20feminismo%20Afro-latino-americano.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. (Tradução: Marcelo Cipolla). São Paulo: Martins Fontes, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 03 mai. 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. (Tradução: Jess Oliveira. Original de 2008). Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LETA, Jacqueline. As mulheres nas ciências brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados. n. 17(79), 2003, p. 271-284.

MICELI, Mariana Sant’Ana. As cartas são jogadas muito cedo: trajetórias universitárias de jovens provenientes das classes populares na Universidade Federal de Santa Catarina. Tese (Doutorado em Educação) – Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e cultura, v. 4, n. 2, 2001, p. 31-43. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70311216002>. Acesso em: 19 ago. 2019.

NOGUEIRA, Claudio. M. M.; NOGUEIRA, Maria Alice. Os herdeiros: fundamentos para uma sociologia do Ensino Superior. Educação e Sociedade. v. 36, n. 130, p. 47-62, jan/mar 2015.

NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. n.47, 2017, p.1106-1133.

SILVA, Lindomar Pinto; DIAS, Luciana Costa Freitas; SILVA, Janayna Souza. Ensino Superior, mobilidade social e dominação: uma análise à luz dos conceitos de Bourdieu e da teoria institucional. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 14, n. 3, nov. 2015, p. 1145-1174.

VALENTIM, Daniella. F. D.; CANDAU, Vera. M. F. Ex-alunos negros cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <https://flacso.org.br/?publication=ex-alunos-negros-cotistas-da-uerj-os-desacreditados-e-o-sucesso-academico>. Acesso em: 12 mar. 2021.

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 84
  • pdf downloads: 41

Como Citar

HEIDELMANN, S.; FERRÃO CANDAU, V. M. Construção social das escolhas e destinos escolares: mulheres negras da Licenciatura em Química do IFRJ-CDUC: Social construction of school choices and destinations: black women of the Chemistry degree of the IFRJ-CDUC. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7446. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)