A Dimensão Educativa da Festa do Jacaré da Aldeia Assurini do Trocará em Tucuruí-Pará

The Educational Dimension of the Alligator Party at Aldeia Assurini do Trocará in Tucuruí-Pará

Autores

Palavras-chave:

Festa do Jacaré, Identidade, Ancestralidade

Resumo

Este artigo aborda a dimensão educativa da Festa do Jacaré produzida pelos indígenas da Aldeia Assurini do Trocará. A Festa do Jacaré é espaço de práticas culturais que se entrecruzam e orquestram-se pela memória e ancestralidade desse povo. Nesse sentido, o artigo tem o propósito de abordar a dimensão educativa das questões ligadas à história, cultura e identidade da Festa. Objetiva, ainda, compreendê-la como um espaço educativo, com destaque para as práticas corporais e os saberes produzidos por ela. O estudo está embasado na pesquisa de abordagem qualitativa, por meio da metodologia da história oral. O estudo apontou a Festa do Jacaré como um espaço de construção de lutas e resistências que, ao longo do tempo, (re)construiu as identidades dos Assurini, ajudando a compreender, respeitar e valorizar as diferenças culturais e a importância que tem para eles e para os estudos sobre a questão indígena brasileira.

Palavras-chave: Festa do Jacaré; Identidade; Ancestralidade.

 

Abstract

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Keywords: Alligator Party; Identity; ancestry.

 

 

 

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Biografia do Autor

Igor Silva de Barros, UFPA/PPGED

Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação Física Escolar e Educação Física Adaptada, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Educação Física pela Unopar e Professor da Prefeitura Municipal de Tucuruí (SENJE) e Faculdade Gamaliel. E-mail: igortucballet@hotmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3278-5493 .

Sonia Maria da Silva Araujo, UFPA/PPGED

Docente titular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-doutora em Pós-colonialismo e cidadania global no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Doutora em Educação, Cultura e Organização (USP). Mestra em Educação (USP), Especialista em Educação e Problemas Regionais (UFPA) e Graduada em Pedagogia (UFPA6). Orienta Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Coordenadora do grupo de pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano?”, Vice-líder do grupo “Constituição do Sujeito, Cultura e Educação” (ECOS). E-mail: ecosufpa@hotmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8240-9704 .

Carmem Véra Nunes Spotti, UERR/IFRR

Pós-Doutora e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima; Filóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Especialista em Comunicação, Expressão e Cultura e Graduada em Letras pela Universidade da Região da Campanha do Rio Grande do Sul; Professora da Rede de Ancoragem das Olimpíadas da Língua Portuguesa; Professora da rede estadual de Roraima e da Universidade Estadual de Roraima no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Acadêmico em Educação e do Curso de Letras. E-mail: carmem.spotti@uerr.edu.br . Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4102-9726 .

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Publicado

20/12/2023
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Como Citar

SILVA DE BARROS, I.; MARIA DA SILVA ARAUJO, S.; VÉRA NUNES SPOTTI, C. A Dimensão Educativa da Festa do Jacaré da Aldeia Assurini do Trocará em Tucuruí-Pará: The Educational Dimension of the Alligator Party at Aldeia Assurini do Trocará in Tucuruí-Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7386. Acesso em: 22 nov. 2024.