Contribuições de Marx-Engels, Gramsci e Althusser para o pensamento educacional contemporâneo: uma leitura possível

Contributions of Marx Engels, Gramsci, and Althusser to neo contemporary educational thought: a possible reading

Autores

Resumo

O artigo busca apresentar algumas contribuições de Marx/Engels, Gramsci e Althusser para o pensamento educacional contemporâneo. Nesse sentido, analisamos alguns conceitos propostos pelos autores que podem lançar luz sobre a formulação de projetos educacionais que possam contribuir na formação de sujeitos capazes de pensar suas condições objetivas de vida, como também identificar práticas sociais que levam a manutenção da ideologia dominante. Abordamos o tema da educação numa perspectiva crítica buscando perceber as condições e contradições indicadas nas obras: “A Ideologia Alemã” de Marx/Engels; “Cadernos do Cárcere” de Gramsci; e “Sobre a reprodução” de Althusser. A metodologia adotada para a análise e interpretação foi o método do materialismo histórico-dialético. Evidenciamos que estes teóricos convergem na defesa da dimensão político-social da educação, levando os leitores a desenvolver uma consciência crítica diante dos conteúdos.

Palavras-chave: Educação e Transformação; Ideologia e Alienação; Luta de classes.

 

Abstract

The article seeks to present some contributions by Marx/Engels, Gramsci, and Althusser to contemporary educational thinking. In this sense, we analyze some concepts proposed by the authors that can shed light on the formulation of educational projects that can contribute to the formation of subjects capable of thinking about their objective conditions of life, as well as identifying social practices that lead to the maintenance of the dominant ideology. We approach the theme of education from a critical perspective, seeking to perceive the conditions and contradictions indicated in the works: “The German Ideology” by Marx/Engels; Gramsci's “Prison Notebooks”; and Althusser's "On Reproduction". The methodology adopted for the analysis and interpretation was the method of historical-dialectical materialism. We showed that these theorists converge in the defense of the political-social dimension of education, leading readers to develop a critical awareness of the contents.

Keywords: Education and Transformation; Ideology and Alienation; Class struggle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Martins Moreira, Unioeste

Mestrand0 em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Francisco Beltrão. Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Instituto Tecnológico e Educacional (ITECNE). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IBIBE) e licenciado em Filosofia pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Licenciado em História e Letras (licenciatura) pela (UNIPAR). Bacharel em Teologia pela Faculdade Missioneira do Paraná (FAMIPAR). E-mail: mateuzmm26@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8591-9459

Elenice de Sousa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Cascavel

Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Cascavel. Especialista em Educação Popular pela (UNIOESTE)/Cascavel. Especialista em Alfabetização pela (UNIOESTE)/Toledo. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Formação em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica do Paraná. Licenciada em Pedagogia pela (UNIOESTE)/Cascavel. E-mail: elenicesza@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9055-1580

 

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - campus Francisco Beltrão

Professor do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDOPR), GT local do HISTEDBR. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: andrecastanha66@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0571-0960

Downloads

Publicado

11/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 187
  • pdf downloads: 154

Como Citar

MARTINS MOREIRA, M.; DE SOUSA, E.; CASTANHA, A. P. Contribuições de Marx-Engels, Gramsci e Althusser para o pensamento educacional contemporâneo: uma leitura possível: Contributions of Marx Engels, Gramsci, and Althusser to neo contemporary educational thought: a possible reading. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7008. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos