Contribuições de Marx-Engels, Gramsci e Althusser para o pensamento educacional contemporâneo: uma leitura possível
Contributions of Marx Engels, Gramsci, and Althusser to neo contemporary educational thought: a possible reading
Resumo
O artigo busca apresentar algumas contribuições de Marx/Engels, Gramsci e Althusser para o pensamento educacional contemporâneo. Nesse sentido, analisamos alguns conceitos propostos pelos autores que podem lançar luz sobre a formulação de projetos educacionais que possam contribuir na formação de sujeitos capazes de pensar suas condições objetivas de vida, como também identificar práticas sociais que levam a manutenção da ideologia dominante. Abordamos o tema da educação numa perspectiva crítica buscando perceber as condições e contradições indicadas nas obras: “A Ideologia Alemã” de Marx/Engels; “Cadernos do Cárcere” de Gramsci; e “Sobre a reprodução” de Althusser. A metodologia adotada para a análise e interpretação foi o método do materialismo histórico-dialético. Evidenciamos que estes teóricos convergem na defesa da dimensão político-social da educação, levando os leitores a desenvolver uma consciência crítica diante dos conteúdos.
Palavras-chave: Educação e Transformação; Ideologia e Alienação; Luta de classes.
Abstract
The article seeks to present some contributions by Marx/Engels, Gramsci, and Althusser to contemporary educational thinking. In this sense, we analyze some concepts proposed by the authors that can shed light on the formulation of educational projects that can contribute to the formation of subjects capable of thinking about their objective conditions of life, as well as identifying social practices that lead to the maintenance of the dominant ideology. We approach the theme of education from a critical perspective, seeking to perceive the conditions and contradictions indicated in the works: “The German Ideology” by Marx/Engels; Gramsci's “Prison Notebooks”; and Althusser's "On Reproduction". The methodology adopted for the analysis and interpretation was the method of historical-dialectical materialism. We showed that these theorists converge in the defense of the political-social dimension of education, leading readers to develop a critical awareness of the contents.
Keywords: Education and Transformation; Ideology and Alienation; Class struggle.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 187
- pdf downloads: 154