Tu te tornas eternamente responsável pela literatura infantil que cativas: letramento racial na infância
You become eternally responsible for the children's literature you have tamed: Racial literacy in childhood
Resumo
O artigo apresenta as análises de três obras da literatura infantil de temática afro-brasileira e africana: O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França (2020), O conto do Reizinho do Congo e Rainha-Menina, de Edimilson Pereira de Almeida (2004) para delinear interações psicossociais antirracistas e significativas da história e cultura negra. Utilizamos a metodologia qualitativa atrelada à proposição teórico-metodológica das Constelações de Aprendizagens (Da Silva, 2016, 2019, 2021) sobre a formação de letramento racial positivo por meio da literatura infantil. Concluímos que o uso de narrativas infantis afro-brasileiras e africanas engendram instrumentais pedagógicos que podem contribuir com a inclusão de experiências escolares significativas para que as crianças percebam os atributos da negritude afirmativamente.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Letramento Racial; Infância Negra.
Abstract
The article is about the analyzes of three children's literature with Afro-Brazilian and African themes: O Pequeno Príncipe Preto, by Rodrigo França (2020), O conto do Reizinho do Congo and Rainha-Menina, by Edimilson Pereira de Almeida (2004) with the purpose of anti-racist psycho social interactions and significant aspects of black history and culture from the theoretical-methodological Learning Contellations (Da Silva, 2016, 2019, 2021) about formation of positive racial literacy through children's literature. We conclude that the use of Afro-Brazilian and African children's narratives engender pedagogical instruments that can contribute to the inclusion of significant school experiences so that children perceive the attributes of blackness in an affirmative way.
Keywords: Children’s Literature; Racial Literacy; Black Childhood.
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