Tu te tornas eternamente responsável pela literatura infantil que cativas: letramento racial na infância

You become eternally responsible for the children's literature you have tamed: Racial literacy in childhood

Autores

Resumo

O artigo apresenta as análises de três obras da literatura infantil de temática afro-brasileira e africana: O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França (2020), O conto do Reizinho do Congo e Rainha-Menina, de Edimilson Pereira de Almeida (2004) para delinear interações psicossociais antirracistas e significativas da história e cultura negra. Utilizamos a metodologia qualitativa atrelada à proposição teórico-metodológica das Constelações de Aprendizagens (Da Silva, 2016, 2019, 2021) sobre a formação de letramento racial positivo por meio da literatura infantil. Concluímos que o uso de narrativas infantis afro-brasileiras e africanas engendram instrumentais pedagógicos que podem contribuir com a inclusão de experiências escolares significativas para que as crianças percebam os atributos da negritude afirmativamente.

Palavras-chave: Literatura Infantil; Letramento Racial; Infância Negra.

 

Abstract

The article is about the analyzes of three children's literature with Afro-Brazilian and  African themes: O Pequeno Príncipe Preto, by Rodrigo França (2020), O conto do Reizinho do Congo and Rainha-Menina, by Edimilson Pereira de Almeida (2004)  with the purpose of anti-racist psycho social interactions and significant aspects of black history and culture from the theoretical-methodological Learning Contellations (Da Silva, 2016, 2019, 2021) about formation of positive racial literacy through children's literature. We conclude that the use of Afro-Brazilian and African children's narratives engender pedagogical instruments that can contribute to the inclusion of significant school experiences so that children perceive the attributes of blackness in an affirmative way.

Keywords: Children’s Literature; Racial Literacy; Black Childhood.

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Biografia do Autor

Jefferson Olivatto da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Ciências Sociais (UNESP-Marilia); Mestrado em Educação (UNESP-Marilia) e Graduação em Filosofia (USC-Bauru) e Psicologia (UNESP-Assis). Pós-doutorado em História (UFPR), Educação (UFPR) e Serviço Social e Política Social (UEL). Afiliação institucional: Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). E-mail: jeffolivattosilva@uel.br ORCID:  0000-0001-6542-1461

 

Marcia Denise de Lima Dias, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professora de Educação Especial na rede municipal de ensino de Mangueirinha (PR), Mestra e doutoranda em Educação (PPGE-UNICENTRO). Membro do Núcleo de Estudos de Ameríndios e Africanos (NEAA-UNICENTRO). Membro do Comitê-Pacto de Direitos Humanos (UNICENTRO). Afiliação institucional: Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). E-mail: mardias2020@gmail.com ORCID: 0000-0001-7645-0137

 

Jaqueline Garcia Cavalheiro Almeida, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Pedagoga na rede municipal de ensino Faxinal (PR), Mestranda em Educação (PPGE-UNICENTRO). Membro do Núcleo de Estudos de Ameríndios e Africanos (NEAA-UNICENTRO). Afiliação institucional: Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

E-mail: garciaajaque@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2669-9898

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

OLIVATTO DA SILVA, J.; DE LIMA DIAS, M. D.; GARCIA CAVALHEIRO ALMEIDA, J. Tu te tornas eternamente responsável pela literatura infantil que cativas: letramento racial na infância: You become eternally responsible for the children’s literature you have tamed: Racial literacy in childhood. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6798. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos