Educação, políticas públicas e ações afirmativas rumo à equidade social: uma revisão sistemática de pesquisa e produção cientifica publicadas entre 2009 e 2019

Education, public policies and affirmative action towards social equity: a systematic review of research and scientific production published between 2009 and 2019

Autores

Resumo

A Educação é um direito de todos previsto na Constituição Federal de 1988 e pode contribuir para diminuir as desigualdades. O objetivo foi levantar, analisar e sintetizar as produções científicas sobre Educação, Políticas Públicas e Ações Afirmativas e demonstrar a importância na redução das desigualdades sociais. Identificou-se entre 2009 a 2019 artigos científicos disponibilizados e indexados no Portal de Periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online e Web of Science. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental. O método trata-se de análise bibliométrica da produção científica, aplicou-se a Lei de Bradford (1934) e Lei de Zipf (1949), sendo essa última efetivada com o auxílio da ferramenta Voyant Tools. Os resultados apontam que a temática converge ao perpassar por questões sociais, direcionando a compreender que educação pública e ações afirmativas são indissociáveis.

Palavras-chave: Educação superior; Políticas afirmativas; Pesquisa bibliométrica.

 

Abstract

Education is everyone's right provided for by the Federal Constitution of 1988 and can contribute to reduce inequalities. The objective was to survey, analyze and synthesize scientific productions on Education, Public Policies and Affirmative Actions and demonstrate the importance of reducing social inequalities. It was identified between 2009 and 2019, the scientific articles available and indexed in the CAPES Journal Portal, Scientific Electronic Library Online and Web of Science. It is a bibliographical and documental research. The method consists in a bibliometric analysis of scientific production; Bradford's Law (1934) and Zipf's Law (1949) were applied, the last one being carried out with the aid of the Voyant Tools tool. The results indicate that the theme converges when going through social issues, leading to the understanding that public education and affirmative actions are inseparable.

Keywords: Higher education; Affirmative policies; Bibliometric research.

 

 

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Biografia do Autor

Valéria dos Santos Oliveira, UNEMAT

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNEMAT). Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Servidora Pública na Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: valeria.oliveira@unemat.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7971-2710

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso

Pós-doutora em Ecossocioeconomia e Bem Viver pelo PPGTU/PUCPR. Pós-doutorado em Bem Viver e Desenvolvimento à Escala Humana pela UACH/Chile, Doutora em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/FURB. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNEMAT. E-mail: lilianecsa@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8502-720X

 

 

Flávio Bezerra Barros, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso; Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará

Doutor em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa.  Professor Associado da UFPA. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas e Antropologia da UFPA e Ciências Ambientais da UNEMAT. Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2). E-mail: flaviobb@ufpa.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6155-0511

 

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Publicado

10/06/2023
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Como Citar

OLIVEIRA, V. dos S.; CRISTINE SCHLEMER ALCÂNTARA, L.; BEZERRA BARROS, F. Educação, políticas públicas e ações afirmativas rumo à equidade social: uma revisão sistemática de pesquisa e produção cientifica publicadas entre 2009 e 2019: Education, public policies and affirmative action towards social equity: a systematic review of research and scientific production published between 2009 and 2019. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6797. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos