A educação escolar em tempos de pandemia na rede pública estadual da Bahia

School Education in Times of Pandemic in the State Public School System of Bahia, Brazil

Autores

Resumo

O artigo trata da educação escolar em tempos de pandemia na rede pública estadual da Bahia, a partir da seguinte questão:  que experiências foram vivenciadas na rede pública estadual baiana durante a pandemia da Covid-19? O objetivo consiste em refletir aproximações e distanciamentos entre as orientações institucionais veiculadas pelos dispositivos legais e projetos institucionais e a realidade das escolas, visando a flexibilização curricular diante dos desafios impostos pela pandemia. O estudo é parte da investigação de mestrado de uma das autoras que exerce o cargo de coordenadora pedagógica na rede estadual e que contextualiza, nesta pesquisa teórica, suas experiências na escola durante o período da pandemia da Covid-19. As informações evidenciaram que existem muitos distanciamentos entre as orientações oficiais e as condições de efetivação das experiências de aprendizagem na escola pública.

Palavras-chave: Pandemia; Educação Escolar; Rede estadual de ensino.

 

Abstract

This article discusses the issue of school education during the COVID-19 pandemic in the state public school system of Bahia, Brazil. Specifically, it examines the experiences encountered in the state public school system during the pandemic. The objective of the study is to reflect on the similarities and differences between institutional guidance provided by legal regulations and institutional projects and the reality of schools, with the aim of promoting curriculum flexibility in the face of challenges imposed by the pandemic. The study is part of a master's degree research by one of the authors who holds the position of educational coordinator in the state school system and who contextualizes her experiences in the school during the pandemic period in this theoretical research. The information presented indicates that there are significant discrepancies between official guidance and the actual conditions for implementing learning experiences in the public school.

Keywords: Pandemic; School Education; State Education System.

             

 

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Biografia do Autor

Aciléia Cristina Porto Pinheiro, Secretaria de Estado de Educação da Bahia e Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia (PPGE-UFOB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Gestão e Organização Escolar pela Unopar. Pós-graduada em Formação docente e práticas pedagógicas no ensino Presencial, Híbrido e a Distância pelo Instituto Casagrande. Formadora do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) e Coordenadora Pedagógica na rede estadual de Ensino da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência e formação de gestores escolares. Atualmente integra o grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente, do Centro de Humanidades da UFOB.

E-mail - acipinheiro@hotmail.com ORCID - https://orcid.org/0000-0003-2237-9958

Anatália Dejane Silva de Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutora em Educação pela UFG. Mestra em Educação pela UnB. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UFOB. Líder do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente. Experiência profissional na gestão da Educação Básica e da Educação Superior (Pró-Reitora de Graduação e Ações Afirmativas de 2014 até 2019). Atuante no campo da formação de professoras(es). Membro do Conselho Editorial da Revista Pesquisa e Ensino da UFOB.

E-mail - anatalia@ufob.edu.br ORCID - https://orcid.org/0000-0003-3307-8632

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Publicado

30/10/2023
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Como Citar

PINHEIRO, A. C. P.; SILVA DE OLIVEIRA, A. D. A educação escolar em tempos de pandemia na rede pública estadual da Bahia: School Education in Times of Pandemic in the State Public School System of Bahia, Brazil . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6543. Acesso em: 21 dez. 2024.

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