O Atendimento Educacional Especializado nas publicações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

Servicio Educativo Especializado em las publicaciones de la Associacón Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd)

Autores

Resumo

Este texto evidencia o resultado de um projeto de iniciação científica cujo objetivo foi identificar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é avaliado nas pesquisas publicadas nas edições da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no período de 2009 a 2019. O estudo buscou responder às seguintes perguntas: Qual a avaliação das fragilidades e potencialidades do Atendimento Educacional Especializado (AEE), segundo as pesquisas publicadas na ANPEd acerca do tema? Como os pesquisadores do AEE avaliam a exequibilidade dessa estratégia de inclusão prevista na Política Nacional de Educação Especial? A metodologia adotada foi a busca de publicações sobre o tema no site da ANPEd e a análise dos resultados dos estudos. Os dados foram agrupados em categorias com base na análise de conteúdo, amparada em Bardin. O estudo evidenciou que embora a política de AEE aponte fragilidades, tem se mostrado uma importante estratégia de inclusão de estudantes público da Educação Especial.

Palavras-chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado (AEE); ANPEd.

 

Resumen

Este texto destaca el resultado de un proyecto de iniciación científica cuyo objetivo fue identificar cómo se evalúa la Asistencia Educativa Especializada (AEE) en investigaciones publicadas en las ediciones de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd) de 2009 a 2019. El estudio buscó responder a las siguientes preguntas: ¿Cuál es la evaluación de las debilidades y fortalezas de la Asistencia Educativa Especializada (AEE), según investigaciones publicadas en ANPEd sobre el tema? ¿Cómo evalúan los investigadores de la AEE la viabilidad de esta estrategia de inclusión prevista en la Política Nacional de Educación Especial? La metodología adoptada fue la búsqueda de publicaciones sobre el tema en el sitio web de la ANPEd y el análisis de los resultados de los estudios. Los datos se agruparon en categorías según el análisis de contenido, con el apoyo de Bardin. El estudio mostró que si bien la política de la AEE señala debilidades, ha sido una estrategia importante para la inclusión de los estudiantes de Educación Especial pública.

Palabras clave: Educación especial; Asistencia Educativa Especializada (AEE); ANPEd.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowsk, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5257-7747. E-mail: taniazp@unochapeco.edu.br.

 

Bernardete Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Foi bolsista de iniciação científica - Pesquisa do Programa PIBIC/FAPE. Foi bolsista de Estágio não obrigatório no Colégio Peixinho Feliz. Integrante do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas; integrante do Projeto de Pesquisa “Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva”. Orcid:

https://orcid.org/0000-0003-2149-8816.  E-mail: pieczkowski@unochapeco.edu.br.

Cynthia Pereira da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduada em Pedagogia na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);  Bolsista de Iniciação Científica - Pesquisa do Programa PIBIC/FAPE, custeada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da Unochapecó. Integrante do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas; integrante do Projeto de Pesquisa “Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva”. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4830-3337. E-mail: cynthia.silva@unochapeco.edu.br.

 

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 236
  • pdf downloads: 155

Como Citar

PIECZKOWSKI, T. M. Z.; PIECZKOWSKI, B.; PEREIRA DA SILVA, C. . O Atendimento Educacional Especializado nas publicações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): Servicio Educativo Especializado em las publicaciones de la Associacón Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd). Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6311. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas