Estágio curricular em Pedagogia com estudantes do Ensino Médio no Instituto de Educação
Curricular Internship in Pedagogy with high school students at the Institute of education
Resumo
O estudo analisa os saberes constitutivos da docência produzidos nos planejamentos e relatórios das oficinas desenvolvidos por graduandos de Pedagogia em Estágio Supervisionado no Instituto de Educação Clelia Nanci, em São Gonçalo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir da análise de dados em duas categorias: 1) planejamento, segundo pressupostos de Libâneo (2008, 2013, 2016); Pimenta (1997, 2012); e 2) a categoria de identidade docente, tendo como referências Dubar (2005) e Rodrigues e Mogarro (2020). Os resultados indicam que os graduandos estabelecem relações de suas práticas com saberes didáticos, propondo temáticas contextualizadas culturalmente e de interesse dos estudantes. Indicam, também, uma capacidade reflexiva a partir das experiências vividas, confirmando que os graduandos estão em um permanente processo de mudança e de (re)construção da identidade e dos saberes docentes.
Palavras-chave: Formação de Professores; Didática; Identidade.
Abstract
The study analyzes the constitutive teaching knowledge produced in the planning and reports of workshops developed by pedagogy undergraduates in Supervised Internship at the Institute of Education Clelia Nanci, in São Gonçalo. This is a qualitative research based on data analysis in two categories: 1) planning according to Libâneo assumptions (2008, 2013, 2016); Pimenta (1997, 2012); and 2) the category of teacher identity, having references, Dubar (2005), and Rodrigues and Mogarro (2020). The results indicate that the students establish relationships between their practices and didactic knowledge, proposing culturally contextualized themes. of interest to the students. They also indicate a reflective capacity regarding the lived experiences, confirming that the undergraduates are in a permanent process of change and (re) construction of the identity and teaching knowledge.
Keywords: Teacher Training; Didactics; Identity.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 111
- pdf downloads: 62