Estágio curricular em Pedagogia com estudantes do Ensino Médio no Instituto de Educação

Curricular Internship in Pedagogy with high school students at the Institute of education

Autores

Resumo

O estudo analisa os saberes constitutivos da docência produzidos nos planejamentos e relatórios das oficinas desenvolvidos por graduandos de Pedagogia em Estágio Supervisionado no Instituto de Educação Clelia Nanci, em São Gonçalo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir da análise de dados em duas categorias: 1) planejamento, segundo pressupostos de Libâneo (2008, 2013, 2016); Pimenta (1997, 2012); e 2) a categoria de identidade docente, tendo como referências Dubar (2005) e Rodrigues e Mogarro (2020). Os resultados indicam que os graduandos estabelecem relações de suas práticas com saberes didáticos, propondo temáticas contextualizadas culturalmente e de interesse dos estudantes. Indicam, também, uma capacidade reflexiva a partir das experiências vividas, confirmando que os graduandos estão em um permanente processo de mudança e de (re)construção da identidade e dos saberes docentes.

Palavras-chave: Formação de Professores; Didática; Identidade.

 

Abstract

The study analyzes the constitutive teaching knowledge produced in the planning and reports of workshops developed by pedagogy undergraduates in Supervised Internship at the Institute of Education Clelia Nanci, in São Gonçalo. This is a qualitative research based on data analysis in two categories: 1) planning according to Libâneo assumptions (2008, 2013, 2016); Pimenta (1997, 2012); and 2) the category of teacher identity, having references, Dubar (2005), and Rodrigues and Mogarro (2020). The results indicate that the students establish relationships between their practices and didactic knowledge, proposing culturally contextualized themes. of interest to the students. They also indicate a reflective capacity regarding the lived experiences, confirming that the undergraduates are in a permanent process of change and (re) construction of the identity and teaching knowledge.

 Keywords: Teacher Training; Didactics; Identity.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, UERJ

Doutora em Educação PUC-Rio. Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais. E-mail: vfaleite@uol.com.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4583-7165

 

Maria Luisa Furlin Bampi, Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia USP. Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: luisa.bampi@uol.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1919-0230

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 111
  • pdf downloads: 62

Como Citar

FINHOLDT ANGELO LEITE, V.; FURLIN BAMPI, M. L. Estágio curricular em Pedagogia com estudantes do Ensino Médio no Instituto de Educação: Curricular Internship in Pedagogy with high school students at the Institute of education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6138. Acesso em: 21 dez. 2024.