Estágio supervisionado no curso de Pedagogia: discussões e análises de estratégias didáticas no enfrentamento da pandemia

Supervised internship in the Pedagogy course: discussions and analysis of didactic strategies in dealing with the pandemic

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é verificar as possibilidades e limitações no processo de aprendizagem das graduandas na realização de Estágio Supervisionado no ensino remoto. Realizamos um estudo qualitativo, tendo como instrumento de análise os relatórios de estágios de 21 graduandas. Lemos na íntegra todos os relatórios, formando duas categorias. Uma relacionada ao planejamento e suas funções e a outra as estratégias didáticas. Quanto aos resultados, notamos no material analisado que a turma ressignificou a função do planejamento, aprendeu a lidar com as plataformas virtuais e atividades para o ensino remoto, passou a considerar os aspectos afetivos-relacionais no planejamento de aula remota. Quanto às limitações, o fato de não poder entrar em contato presencial com os estudantes do Ensino Médio não vivenciaram os desafios que a prática pedagógica presencial nos impõe.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Estágio Supervisionado; Estratégias Didáticas; Planejamento.

Abstract

The aim of the article is to verify the possibilities and limitations in the learning process of undergraduates in the performance of Supervised Internship in remote education. We carried out a qualitative study, using the internship reports of 21 undergraduates as a tool for analysis. We read all the reports in full, forming two categories. One related to planning and its functions and the other to didactic strategies. As for the results, we noticed in the analyzed material that the class gave new meaning to the planning function, learned to deal with virtual platforms and activities for remote learning, started to consider the affective-relational aspects in the planning of remote classes. As for the limitations, the fact of not being able to have face-to-face contact with high school students did not experience the challenges that face-to-face pedagogical practice imposes on us.

Keywords: Remote Learning; Supervised internship; Didactic Strategies; Planning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, UERJ

Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores (UERJ). Professora permanente do programa de pós-graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Procientista da UERJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4583-7165; e-mail: vfaleite@uol.com.br

Gisele Rainha Ponte Ponciano, Univesidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Bolsista da CAPES. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5459-3716; e-mail: giseleponciano@gmail.com

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 187
  • pdf downloads: 152

Como Citar

FINHOLDT ANGELO LEITE, V.; RAINHA PONTE PONCIANO, G. Estágio supervisionado no curso de Pedagogia: discussões e análises de estratégias didáticas no enfrentamento da pandemia: Supervised internship in the Pedagogy course: discussions and analysis of didactic strategies in dealing with the pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4786. Acesso em: 26 abr. 2024.