Ensino por cuidadores: análise da produção brasileira em psicologia

Teaching by caregivers: analysis of Brazilian production in Psychology

Autores

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise da literatura nacional sobre treinamento individual de cuidadores em Psicologia. Realizou-se um levantamento de pesquisas empíricas sobre a temática e a amostra foi formada por 10 estudos. A análise foi realizada baseada na seguinte categorização: técnicas de ensino utilizadas com o cuidador; conteúdo ensinado aos cuidadores; conteúdo ensinado aos aprendizes; e resultados. Constatou-se que a produção sobre treinamento individual de cuidadores no Brasil é caracterizada por algumas regularidades metodológicas como o uso de instruções diretas e o ensino de aplicação de programas de habilidades básicas e de linguagem. Considera-se que o presente estudo atingiu seus objetivos de análise, sendo possível apresentar características importantes da produção nacional em Psicologia sobre a temática de treinamento individual de cuidadores.

Palavras-chave: Treinamento de cuidadores; Ensino por cuidadores; Psicologia.

 

Abstract

The aim of the present study was to carry out an analysis of the national literature on individual training of caregivers in Psychology. A survey of empirical research on the subject was carried out and the sample consisted of 10 studies. The analysis was performed based on the following categorization: teaching techniques used with the caregiver; content taught to caregivers; content taught to learners; and results. It was found that the production on individual training of caregivers in Brazil is characterized by some methodological regularities such as the use of direct instructions and the teaching of basic and language skills programs application. It is considered that the present study reached its analysis objectives, being possible to present important characteristics of the national production in Psychology on the subject of individual training of caregivers.

Keywords: Caregiver training; Teaching by caregivers; Psychology.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cezar Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Graduado em Psicologia (UFPA), Mestre em Neurociências e Comportamento (PPGNC-UFPA) e Doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC-UFPA). Atualmente é professor na graduação em psicologia em uma instituição privada de ensino em Belém-Pa.

E-mail: julioczaroliveira@gmail.com. Orcid: 0000-0002-5685-9135.

Olivia Misae Kato, Universidade Federal do Pará

Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC-UFPA), Doutora em Psicologia Experimental (USP), Pós-doutorado na Universidade de Oviedo (Espanha). Atualmente é Professora Associado 4 no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). E-mail: oliviakato77@gmail.com. Orcid: 000-003-2296-2369.

 

Downloads

Publicado

03/02/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 142
  • pdf downloads: 145

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, J. C.; MISAE KATO, O. Ensino por cuidadores: análise da produção brasileira em psicologia: Teaching by caregivers: analysis of Brazilian production in Psychology. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5961. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)