Apontamentos de estudantes de educação física sobre gênero e prática profissional

Notes of physical education students on gender and professional practice

Autores

  • Célio Rosa Peres celiorosaperes@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia
  • Vagner Matias do Prado vagner.prado@ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo teve como objetivo problematizar apontamentos de estudantes de Educação Física, de uma Instituição de Ensino Superior no Alto Paranaíba-MG, sobre gênero e prática profissional. A abordagem utilizada foi a de natureza qualitativa, com estudo de caso e a técnica de grupos focais. Os resultados demonstraram que durante a prática essas questões vêm à tona na relação entre eles/as, mas que não foram abordadas em seus processos formativos. Gênero é tratado como se fosse uma dimensão biológica dos corpos.  Isso perpetua uma ideia naturalista da superioridade do homem em relação a mulher e da ideia de que a força física está relacionada a masculinidade. Ainda que mulheres que ingressam no curso de Educação Física não “são tão mulheres”. Esses aspectos acabam impactando nas desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres nas oportunidades de emprego e no esporte.

Palavras-chave: Educação Física; Problematizações; Estudos de Gênero.

 

Abstract

This article aimed to problematize notes of Physical Education students, from a Higher Education Institution in the Alto Paranaíba-MG region, about gender and professional practice. The approach used was of a qualitative research, with a case study and the technique of focus groups. The results demonstrated that during the practice these questions come to the fore in the relationship between them, but that they were not addressed in their training processes. Gender is treated as if it were a biological dimension of bodies. This perpetuates a naturalistic idea the superiority of men over women, and the idea that physical strength is related to masculinity. Even though women who enter the Physical Education course are not “so women”. These aspects end up impacting the inequalities of opportunities between men and women employment opportunities and sports.

Keywords: Physical Education; Problematizations; Gender Studies.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio Rosa Peres, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube). Professor de Educação Básica vinculado à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e professor no Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Cidade de Coromandel (FCC). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0912-1039 E-mail: celiorosaperes@yahoo.com.br

 

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade (CNPq). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8662-2833 E-mail: vagner.prado@ufu.br

 

Downloads

Publicado

26/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 166
  • pdf downloads: 110

Como Citar

PERES, C. R.; MATIAS DO PRADO, V. Apontamentos de estudantes de educação física sobre gênero e prática profissional: Notes of physical education students on gender and professional practice. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5627. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)