Formação continuada em educação sexual para docentes de Educação Infantil
Resumo
O artigo objetiva analisar dois cursos de formação continuada sobre educação sexual, ofertados para professoras da rede municipal de uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais em suas convergências com o currículo da Educação Infantil. O estudo é de natureza qualitativa do tipo documental e foram analisados o currículo da Educação Infantil do município, as listas dos cursos ofertados pelo centro de formação continuada, as ementas e os relatórios finais. Concluímos que os cursos apresentaram temáticas condizentes com alguns dos direitos de aprendizagem preconizados pelas matrizes curriculares municipais para a Educação Infantil, porém, destacamos que a falta de registros das avaliações das atividades por parte dos cursistas e também dos professores, compromete um entendimento mais amplo das reais contribuições da formação continuada para o trabalho docente.
Abstract
The article aims to analyze two continuing education courses on sex education, presented to teachers of the municipal education system of a city in the countryside of the state of Minas Gerais, in their convergences with the Early Childhood Education's curriculum. This study figures as a qualitative documentary and it analyzes the Early Childhood Education's curriculum of the city, the lists of courses offered by the Center for Continuing Education, the menus and final reports. We concluded that the courses presented themes that were consistent with some of the learning rights recommended by the municipal curriculum premises for Early Childhood Education, however, we emphasize that the lack of records assessing such activities, either by the students or the teachers, compromises the full understanding of the real contributions of continuing education for the teaching work.
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