Crianças Terena na educação infantil: percepções, vivências e olhares de educadores

Autores

  • Carlos Magno Naglis Vieira cmhist@hotmail.com
    Universidade Federal de Rondônia
  • Lucia Guedes de Melo Salmazio carlos.vieira@unir.br
    Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS https://orcid.org/0000-0001-5620-9565

Resumo

O artigo apresenta o movimento e as interações que as crianças Terena realizam em um Centro de Educação Infantil no município de Campo Grande/MS. O estudo com crianças indígenas em contexto urbano, ainda é tímido, apesar de nos últimos anos verificar um crescimento sobre a temática. O texto está amparado em autores que realizam reflexões a partir da Antropologia da Criança e dos conceitos de identidade e diferença. Circulando com quatro crianças indígenas, no CEINF, a metodologia tem como procedimento a observação participante e o diário de campo. As experiências mostram que as crianças indígenas possuem uma maneira de olhar o mundo a partir das suas cosmovisões e com isso, vão se constituindo nas ações interativas, nas relações estabelecidas e nas situações significativas vividas no espaço institucional.

Palavras-chave: Crianças Terena; Centro de educação infantil; Educadores.

 

Resumen

El artículo presenta el movimiento y las interacciones que los niños Terena realizan en el espacio de un Centro de Educação Infantil, en la ciudad de Campo Grande/MS. El estudio con niños indígenas en contexto urbano aún despierta poco interés, a pesar de verificar en los últimos años un crecimiento sobre el tema. El texto está amparado en autores que hacen reflexiones a partir de la Antropología del Niño y de los conceptos de identidad y diferencia. Circulando con cuatro niños indígenas en el CEINF, la metodología tiene como procedimiento la observación participante y el diario de campo. Las experiencias muestran que los niños indígenas tienen una forma de mirar al mundo a partir de sus cosmovisiones y con ello, van constituyéndose en las acciones interactivas, en las relaciones establecidas y, consecuentemente, en las situaciones significativas vividas en el espacio institucional.

Palabras Clave: Niños Terena; Centro de educación infantil; Educadores.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4004-4836 E-mail: cmhist@hotmail.com  

Lucia Guedes de Melo Salmazio, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB e Membro do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq e Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5620-9565 E-mail: luciasalmazio@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

13/10/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • pdf downloads: 81

Como Citar

VIEIRA, C. M. N.; GUEDES DE MELO SALMAZIO, L. . Crianças Terena na educação infantil: percepções, vivências e olhares de educadores. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5589. Acesso em: 24 abr. 2024.