História e Matemática: um elo e quatro contextos

History and Mathematics: a link and four contexts

Autores

  • Miguel Chaquiam UEPA

Resumo

O diagrama-metodológico proposto foi reestruturado a partir de reflexões sobre as diversas empirias, de novas pesquisas sobre o uso da história no ensino de conteúdos específicos e das contribuições advindas de historiadores de profissão, professores com experiência em pesquisas em história ou especialistas em pesquisas em história da matemática.  A proposta está endereçada aos professores em formação inicial ou continuada, com pouca ou nenhuma experiência na elaboração de textos que entrelacem história e matemática, e tem por intuito aproximá-los da pesquisa em história e auxilia-los na elaboração de textos possam ser explorados didaticamente, que tragam em seu bojo história e matemática, bem como, contribuir às suas formações específicas e pedagógicas a partir da constituição do diagrama e da elaboração do texto.

Palavras-chave: Educação Matemática; História da Matemática; Ensino de Matemática; História como recurso didático.

 

 

Resumo

The proposed methodological diagram was restructured based on reflections on the various empiricities, new research on the use of history in teaching specific content, and contributions from professional historians, professors with experience in research in history or specialists in research in history of mathematics. The proposal is addressed to teachers in initial or continuing education, with little or no experience in the preparation of texts that intertwine history and mathematics, and is intended to bring them closer to research in history and help them in the preparation of texts that can be explored didactically, that bring history and mathematics in their wake, as well as contribute to their specific and pedagogical training based on the constitution of the diagram and the writing of the text.

Palavras-chave: Mathematics Education; History of Mathematics; Teaching of Mathematics; History as a teaching resource.

 

 

Biografia do Autor

Miguel Chaquiam, UEPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001). Licenciado em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984). Professor da Universidade do Estado do Pará, vinculado ao DMEI e ao Programa Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Tem experiência e interesse em Matemática (Análise Real, Álgebra Linear e Estruturas Algébricas), Ensino de Matemática, História da Matemática e História da Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1308-8710.   E-mail: miguelchaquiam@gmail.com

Downloads

Publicado

30/07/2022