Material potencialmente significativo e inclusão de estudantes surdos: proposta didática sobre equação do 1o grau com o jogo Lo shu

Potentially meaningful material and the inclusion of deaf students: a didactic proposal about first degree equation with the use of the Lo shu game

Autores

  • José Roberto da Silva jroberto.silva@upe.br
    UPE
  • Maria Aparecida da Silva Rufino aparecida.rufino@upe.br
    UPE
  • Eduarda Aureliano Sarinho eduarda_aureliano@hotmail.com
    UPE

Resumo

A potencialidade recursiva dos jogos pode ser constatada muito antes da forma como as áreas do conhecimento acadêmico são concebidas nos dias atuais. Na educação inclusiva, as implicações quanto às dificuldades de aprendizagem matemática, carecem de estratégias de ensino que privilegiem a compreensão de significados. Assim, surge a Proposta Didática com o Lo shu para conceituar equação do 1o grau em turmas inclusivas do 8º ano do Ensino Fundamental, embasada no marco teórico ausubeliano. Trata-se de um estudo teórico que investe na compreensão desse conceito, partindo das ideias de regularidade, sequências recursivas e não recursivas, aportado no uso de jogos como recurso didático e nos princípios programáticos ausubelianos. Além do intuito de ampliar as chances de inclusão matemática de surdos, espera-se que tal proposta seja um Material Potencialmente Significativo.

Palavras-chave: Material potencialmente significativo, Jogo Lo shu, Inclusão de estudantes surdos.

 

Abstract

The recursive potential of games in social, educational, scientific terms, etc., can be noticed much earlier than the way in which the areas of academic knowledge are conceived today. In inclusive education, considering the multiple implications regarding the difficulties of mathematical learning, there is a lack of teaching strategies that favor the understanding of meanings of algebraic content. Thus, a Didactic Proposal is formulated using the Lo shu for the concept of equation in inclusive classes of the 8th grade of Elementary School, based on the ausubelian theoretical framework. This is a theoretical study, which seeks ways to promote conditions for the development of algebraic thinking, starting from the ideas of regularity, recursive and non-recursive sequences, to understand the concepts of expression and equation, supported by the use of games as didactic resources in Mathematics Education and in progressive differentiation/integrative reconciliation as programmatic principles. In addition to expanding the possibilities for the mathematical inclusion of the deaf, it is expected that this Didactic Proposal will be a Potentially meaningful Material.

Keywords: Potentially meaningful Material, Lo shu game, Inclusion of deaf students.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto da Silva, UPE

Prof. do curso de Lic. em Mat. da Universidade de Pernambuco – UPE, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação – PPGE/UPE e Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino das Ciências e Matemática da UPE – GECM/UPE. Gradudo em Eng. Civil pela UPE em 1984, Esp. em Ens. da Mat. pela UFPE em 1992, Mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE em 2004 e Doutor em Enseñanza de las Ciencias pela Universidade de Burgos – UBU/ES em 2009.

E-mai l:jroberto.silva@upe.br – ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2970-9702

 

Maria Aparecida da Silva Rufino , UPE

Profa. do curso de Lic. em Mat. da Universidade de Pernambuco – UPE, vinculada aos Mestrados Profissionais de Educação – PPGE/UPE e Rede em Educação Inclusiva – PROFEI, atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Ensino das Ciências e Matemática da UPE – GECM/UPE. Graduada em Lic. em Mat. pela UPE em 1992, Esp. em Mat. Aplicada ao Ens. Superior pela FAINTVISA em 2001 e Doutora em Enseñanza de las Ciencias pela Universidade de Burgos – UBU/ES em 2015.

E-mail: aparecida.rufino@upe.br – ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4850-7228

Eduarda Aureliano Sarinho, UPE

Licenciada em Mat. pela Universidade Pernambuco – UPE, participa no grupo de pesquisa Grupo de Ensino das Ciências e Matemáticas da UPE –GECM/UPE. Voluntária em Pesquisa de Iniciação Científica aprovada no âmbito do edital PIBIC IC/UPE/CNPq 2018/2019 (ago. 2018/Jan. de 2020). Atuou como Profa. de Mat. no Ens. Fund. II na Escola Municipal José Emerêncio Barroso (fev.2017/dez.2017); foi residente do Programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES (ago. 2018/Jan. de 2020).

E-mail: eduarda_aureliano@hotmail.com - ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3687-6752

Downloads

Publicado

30/07/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 227
  • pdf downloads: 187

Como Citar

DA SILVA, J. R. .; DA SILVA RUFINO , M. A. .; AURELIANO SARINHO, E. . Material potencialmente significativo e inclusão de estudantes surdos: proposta didática sobre equação do 1o grau com o jogo Lo shu: Potentially meaningful material and the inclusion of deaf students: a didactic proposal about first degree equation with the use of the Lo shu game . Revista Cocar, [S. l.], n. 14, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5506. Acesso em: 22 dez. 2024.