Aproximações entre as histórias infantis e a educação: uma revisão
Aproximaciones entre cuentos infantiles y educación: una revisión
Resumo
A literatura destinada especificamente ao público infantil firmou-se junto à consolidação do conceito de infância e logo construiu laços com a educação. Inicialmente, as referidas obras apresentavam forte caráter moralizador, porém, com o avançar dos séculos, um olhar mais artístico para as histórias infantis começa a surgir. Assim, nesse contexto de disputa de concepções acerca da literatura infantil, entre o moralizar e o deleitar, o presente estudo busca descrever e analisar a interlocução da Educação Infantil e com as histórias infantis, sobretudo, a partir de uma revisão sistemática. Com a busca realizada junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, foram encontradas quinze pesquisas, com destaque para: pesquisas concentradas nas regiões Sudeste e Sul; Mestrado em Educação como principal espaço; Jean Piaget, Regina Zilberman e Fanny Abramovich como referências frequentes; Destaque para o olhar das histórias enquanto possibilidades direcionadas ao desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil; Histórias infantis; Revisão sistemática.
Resumen
La literatura dirigida específicamente al público infantil se estableció con la consolidación del concepto de infancia y pronto construyó vínculos con la educación. Inicialmente, estas obras tuvieron un fuerte carácter moralizador y, a medida que avanzaban los siglos, comenzó a surgir una concepción más artística de los cuentos infantiles. Así, en este contexto de concepciones controvertidas sobre la literatura infantil, entre moralizar y deleitar, este estudio busca describir y analizar la interlocución de la Educación Infantil y los cuentos infantiles, sobre todo, a partir de una revisión sistemática. Con la búsqueda realizada en el Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, se encontraron quince investigaciones, con énfasis en: investigaciones concentradas en las regiones Sudeste y Sur; Maestría en Educación como espacio principal; Jean Piaget, Regina Zilberman y Fanny Abramovich como referencias frecuentes; Énfasis en la concepción de las historias como posibilidades para el desarrollo infantil.
Palavras-chave: Educación Infantil; Cuentos infantiles; Revisión sistemática.
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