Aproximações entre as histórias infantis e a educação: uma revisão

Aproximaciones entre cuentos infantiles y educación: una revisión

Autores

Resumo

A literatura destinada especificamente ao público infantil firmou-se junto à consolidação do conceito de infância e logo construiu laços com a educação. Inicialmente, as referidas obras apresentavam forte caráter moralizador, porém, com o avançar dos séculos, um olhar mais artístico para as histórias infantis começa a surgir. Assim, nesse contexto de disputa de concepções acerca da literatura infantil, entre o moralizar e o deleitar, o presente estudo busca descrever e analisar a interlocução da Educação Infantil e com as histórias infantis, sobretudo, a partir de uma revisão sistemática. Com a busca realizada junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, foram encontradas quinze pesquisas, com destaque para: pesquisas concentradas nas regiões Sudeste e Sul; Mestrado em Educação como principal espaço; Jean Piaget, Regina Zilberman e Fanny Abramovich como referências frequentes; Destaque para o olhar  das histórias enquanto possibilidades direcionadas ao desenvolvimento infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil; Histórias infantis; Revisão sistemática.

 

Resumen

La literatura dirigida específicamente al público infantil se estableció con la consolidación del concepto de infancia y pronto construyó vínculos con la educación. Inicialmente, estas obras tuvieron un fuerte carácter moralizador y, a medida que avanzaban los siglos, comenzó a surgir una concepción más artística de los cuentos infantiles. Así, en este contexto de concepciones controvertidas sobre la literatura infantil, entre moralizar y deleitar, este estudio busca describir y analizar la interlocución de la Educación Infantil y los cuentos infantiles, sobre todo, a partir de una revisión sistemática. Con la búsqueda realizada en el Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, se encontraron quince investigaciones, con énfasis en: investigaciones concentradas en las regiones Sudeste y Sur; Maestría en Educación como espacio principal; Jean Piaget, Regina Zilberman y Fanny Abramovich como referencias frecuentes; Énfasis en la concepción de las historias como posibilidades para el desarrollo infantil.

Palavras-chave: Educación Infantil; Cuentos infantiles; Revisión sistemática.

             

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Biografia do Autor

Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursando especialização em Educação Física escolar pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Professora da rede municipal de Barra Mansa e da rede municipal de São Gonçalo.

E-mail: marianagatto08@gmail.com  Orcid.: https://orcid.org/0000-0002-2376-8229

Renato Sarti, UFRJ

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde, Mestre em Educação em Ciências e Saúde e

licenciado em Educação Física, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico

em Assuntos Educacionais da Coordenação de Extensão da Escola de Educação Física e

Desportos (EEFD/UFRJ). E-mail: renatosarti.eefd@gmail.com

Orcid.: https://orcid.org/0000-0001-7553-4275  

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

GATTO LEMOS DE SOUZA DOS SANTOS, M.; SARTI, R. Aproximações entre as histórias infantis e a educação: uma revisão: Aproximaciones entre cuentos infantiles y educación: una revisión. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5424. Acesso em: 21 dez. 2024.