Políticas Públicas para inserção de Carga Horária a Distância em cursos de graduação presencial: dos 20% aos 40%
Public Policies for the insertion of Distance Learning Hours in on-site undergraduate courses: from 20% to 40%
Resumo
Considerando que o objetivo geral da presente pesquisa foi o de verificar o estado do conhecimento sobre a temática da inserção ou implementação de Carga Horária a Distância em cursos presenciais, por meio de um levantamento em dois eventos relevantes para a área da Educação, pode-se considerar que este foi atingido uma vez que foi possível demonstrar o estado do conhecimento por meio das publicações realizadas no Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e os resultados das últimas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Assim, foram enumerados pontos positivos e negativos da utilização dessa metodologia em cursos presenciais em três instituições públicas nos textos analisados. Os procedimentos metodológicos envolveram um estudo bibliográfico por meio de uma análise do estado do conhecimento. Os resultados apontam a necessidade de ampliação de pesquisas relacionadas à temática, na tentativa de desmistificar os processos de inserção e ampliação da carga horária dos cursos presenciais em disciplinas organizadas por meio da oferta de algum percentual de Carga Horária a Distância.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Disciplinas Semipresenciais; Carga Horária a Distância.
Abstract
Considering that the general objective of this research was to verify the state of knowledge on the topic of insertion or implementation of Distance Learning Hours in on-site courses, through a survey in two events relevant to the area of Education, it is possible to Consider that this was once it was possible to demonstrate the state of knowledge through the publications held at the Brazilian Congress of Higher Distance Learning (ESUD) and the results of the latest meetings of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED) ). Thus, there were the positive and approved points of using this methodology in three courses in the tested courses and analyses. The relevant methodological procedures make a bibliographic study through a state of knowledge. The results point to a need to solve thematic research, in an attempt to achieve a workload of distance courses offered in percentage of hours.
Keywords: Public Policies; Blended Courses; Distance Hours.
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