Memorial Dom Eliseu Maria Coroli: potencialidades para a pesquisa histórico-educacional sobre relações étnico-raciais

Memorial Don Eliseu María Coroli: potencialidades para la investigación histórico-educativa sobre las relaciones étnico-raciales

Autores

  • Raquel Amorim dos Santos rakelamorim@yahoo.com
    Universidade Federal do Pará
  • Taylon Silva Chaves chaveseduc@gmail.com
    Secretaria Municipal de Educação de Peixe-Boi/PA
  • Sérgio Bandeira do Nascimento sergbandeira@upa.br
    Universidade Federal do Pará

Resumo

O estudo analisa as potencialidades do acervo do Memorial Dom Eliseu Maria Coroli para a pesquisa histórico-educacional sobre relações étnico-raciais. Utiliza fontes escritas referentes ao período de 1938 a 1960. Baseia-se na abordagem qualitativa e tem como método a pesquisa histórica com base na Nova História. Verifica-se uma diversidade de fontes históricas relacionadas à formação de professoras da Escola Normal. Conclui-se que a questão étnico-racial não integra a proposta de educação e de formação docente instaurada por Dom Eliseu Maria Coroli na cidade de Bragança.

Palavras-chave: Educação religiosa, Fontes católicas, Visão eurocêntrica.

 

Resumen:

El estudio analiza el potencial de la colección del Memorial Don Eliseu María Coroli para la investigación histórico-educativa sobre las relaciones étnico-raciales. Utiliza fuentes escritas referentes al período de 1938 a 1960. Se basa en un enfoque cualitativo y su método es la investigación histórica basada en la Nueva Historia. Existe diversidad de fuentes históricas relacionadas con la formación de los docentes de la Escuela Normal. Se concluye que la cuestión étnico-racial no forma parte de la propuesta de educación y formación docente presentada por Don Eliseu María Coroli en la ciudad de Bragança.

Palabras clave: Educación religiosa, fuentes católicas, visión eurocéntrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Pedagogia (FAPED), Campus Universitário de Castanhal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança/UFPA. E-mail: rakelamorim@yahoo.com.br

ORCID:http://orcid.org/0000-0003-4817-0036

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3387666784015912

Taylon Silva Chaves, Secretaria Municipal de Educação de Peixe-Boi/PA

Psicopedagogo Clínico e Institucional e Pedagogo.

E-mail: chaveseduc@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0090-3974

Sérgio Bandeira do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Graduado em História. Doutor em Educação, Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação e Ciências Sociais (FAECS), Campus Universitário de Abaetetuba. E-mail: sergbandeira@ufpa.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1366-5760

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7040227647321399

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 93
  • pdf downloads: 108

Como Citar

AMORIM DOS SANTOS, R.; SILVA CHAVES, T.; BANDEIRA DO NASCIMENTO, S. Memorial Dom Eliseu Maria Coroli: potencialidades para a pesquisa histórico-educacional sobre relações étnico-raciais: Memorial Don Eliseu María Coroli: potencialidades para la investigación histórico-educativa sobre las relaciones étnico-raciales. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5034. Acesso em: 26 abr. 2024.