Ensino Remoto Emergencial e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: documentos orientadores e os materiais didáticos

Emergency Remote Teaching and Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture: guiding documents and teaching materials

Autores

  • Taylon Silva Chaves chaveseduc@gmail.com
    Secretaria Municipal de Educação de Peixe-Boi/PA
  • Morgana da Silva Pereira morgan.silva.S2@gmail.com

Resumo

Este artigo analisa o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no contexto da pandemia do novo coronavírus a fim de verificar a implementação da temática étnico-racial no currículo escolar. A pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico e documental. Os dados revelam que a temática étnico-racial e o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira apresenta-se de forma ínfima nos documentos e materiais pedagógicos. Conclui-se que é premente a implementação de novas propostas curriculares, capazes de ultrapassar a lógica universalista de abordar as diferenças culturais.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial (ERE); Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Pandemia

Abstract

This article analyzes Emergency Remote Education (ERE) and the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in the context of the new coronavirus pandemic in order to verify the implementation of the ethnic-racial theme in the school curriculum. The research is qualitative, bibliographic and documental in nature. The data reveal that the ethnic-racial theme and the Teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture are presented in a very small way in the documents and teaching materials. It is concluded that it is urgent to implement new curricular proposals, capable of going beyond the universalist logic of addressing cultural differences.

Keywords: Emergency Remote Learning (ERE); Teaching African and Afro-Brazilian History and Culture; Pandemic

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylon Silva Chaves, Secretaria Municipal de Educação de Peixe-Boi/PA

Pedagogo (UFPA), Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNOPAR) e Professor da Educação Básica. E-mail: chaveseduc@gmail.com. ORCID: 0000-0003-0090-3974.

Morgana da Silva Pereira

Especialista em Educação Intercultural (UFPA), Pedagoga (UFPA), Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA) e Professora da rede pública de Ipixuna do Pará/PA. E-mail: morgan.silva.S2@gmail.com. ORCID: 0000-0001-5747-7019.

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 251
  • pdf downloads: 206

Como Citar

SILVA CHAVES, T.; DA SILVA PEREIRA, M. Ensino Remoto Emergencial e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: documentos orientadores e os materiais didáticos: Emergency Remote Teaching and Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture: guiding documents and teaching materials. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4625. Acesso em: 21 dez. 2024.