Estratégias Pedagógicas na Alfabetização/Letramento de Alunos Surdocegos no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Inclusiva – Estado do Conhecimento – 2006 a 2021
Literacy Process Of Deaf-Bind Students In The First Segment Of Elementary Education From The Perspective Of Inclusive Education – State Of Knowledge – 2006 to 2021
Resumo
Este artigo científico propõe apresentar um panorama das estratégias pedagógicas para o processo de alfabetização/letramento de alunos surdocegos com base na perspectiva da inclusão escolar, especificamente no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Para isso, optou-se por evidenciar as produções científicas dos últimos quinze anos (2006 a 2021) que expõem os resultados das implementações de estratégias pedagógicas no viés deste estudo. Os dados foram analisados de forma sistemática conforme as premissas da construção do Estado do Conhecimento. Os resultados apontaram uma carência de estudos científicos no que tange à alfabetização/letramento dos alunos surdocegos matriculados no primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Surdocegueira; Alfabetização; Estado do Conhecimento.
Abstract
This scientific paper proposes to present an overview of pedagogical strategies for the literacy process of deafblind students based on the perspective of School inclusion, specifically in the first segment of Elementary School. For this, we opted for select the scientific productions of the last fifteen years (2006 to 2021) that expose the results of the implementation of pedagogical strategies in the bias of this study. Data were systematically analyzed according to the premises of the construction of the State of Knowledge. The results showed a lack of scientific studies regarding the literacy of deafblind students enrolled in the first segment of Elementary School.
Keywords: Deafblindness; Literacy; State of Knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 914
- pdf downloads: 311