Estratégias Pedagógicas na Alfabetização/Letramento de Alunos Surdocegos no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Inclusiva – Estado do Conhecimento – 2006 a 2021

Literacy Process Of Deaf-Bind Students In The First Segment Of Elementary Education From The Perspective Of Inclusive Education – State Of Knowledge – 2006 to 2021

Autores

Resumo

Este artigo científico propõe apresentar um panorama das estratégias pedagógicas para o processo de alfabetização/letramento de alunos surdocegos com base na perspectiva da inclusão escolar, especificamente no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Para isso, optou-se por evidenciar as produções científicas dos últimos quinze anos (2006 a 2021) que expõem os resultados das implementações de estratégias pedagógicas no viés deste estudo. Os dados foram analisados de forma sistemática conforme as premissas da construção do Estado do Conhecimento. Os resultados apontaram uma carência de estudos científicos no que tange à alfabetização/letramento dos alunos surdocegos matriculados no primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Surdocegueira; Alfabetização; Estado do Conhecimento.

 

 

Abstract

This scientific paper proposes to present an overview of pedagogical strategies for the literacy process of deafblind students based on the perspective of School inclusion, specifically in the first segment of Elementary School. For this, we opted for select the scientific productions of the last fifteen years (2006 to 2021) that expose the results of the implementation of pedagogical strategies in the bias of this study. Data were systematically analyzed according to the premises of the construction of the State of Knowledge. The results showed a lack of scientific studies regarding the literacy of deafblind students enrolled in the first segment of Elementary School.

Keywords: Deafblindness; Literacy; State of Knowledge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Botelho José, Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC)

Doutorando em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC) e Mestre em Ciências das Religiões (2013) pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). E-mail: b44544@fvg.edu.br. https://orcid.org/0000-0001-6448-4495

Adriana da Silva Maria Pereira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP)

Mestre em Educação Inclusiva (2023) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). E-mail: silva.maria@unesp.br. https://orcid.org/0000-0001-7578-2594.

 

Odimar Lorenset, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando em Educação e Mestre em Educação (2011) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: odimlor@gmail.com. https://orcid.org/0000-0003-2399-7117.

Downloads

Publicado

24/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 914
  • pdf downloads: 311

Como Citar

BOTELHO JOSÉ, A.; DA SILVA MARIA PEREIRA, A.; LORENSET, O. Estratégias Pedagógicas na Alfabetização/Letramento de Alunos Surdocegos no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Inclusiva – Estado do Conhecimento – 2006 a 2021: Literacy Process Of Deaf-Bind Students In The First Segment Of Elementary Education From The Perspective Of Inclusive Education – State Of Knowledge – 2006 to 2021. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4999. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos